A importância do listening para o processo ensino-aprendizagem na disciplina de inglês do ensino fundamental

Autores

  • Priscilla Moreira Diniz Sepúlveda Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Danielle Ferreira de Souza Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palavras-chave:

Listening, Interesse, Aprendizado.

Resumo

Objetivo: Este trabalho teve como objetivo verificar a inclusão da prática de listening nas aulas de inglês, para 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, favorece o desempenho no aprendizado da língua estrangeira. Metodologia: Pesquisa de caráter qualitativa, para coleta dados foi aplicado questionário acerca da percepção dos alunos sobre atividades de listening. Amostra composta por alunos de uma escola Estadual da cidade de Montes Claros, MG. Foi feito um trabalho de intervenção através de observação de aulas de Inglês e aulas práticas de Listening. Resultados apresentado em forma de porcentagem. Resultados: Verificados que 95% dos alunos dos 6º anos gostaram das atividades de listening. Já no 7º ano esse percentual foi 100%. Todos os alunos das duas séries, responderam que esse tipo de abordagem é interessante (100%). Nos 6º anos, 97% concordaram que houve aprendizado, já no 7º ano esse percentual foi de 94%. No entanto 3% dos alunos dos 6º e 7º anos, dizem que não houve aprendizado. Outros 3% dos alunos do 7º ano afirmaram que atividades de listening não interferem no aprendizado. Quando questionados a respeito do material didático, 97% dos alunos dos 6º anos afirmaram ser importante neste processo, enquanto no 7º ano foi de 91%. Em ambas as séries, 3% concordaram que o uso do livro didático é indiferente e, no 7º ano, 6% não acharam importante para a aprendizagem. Conclusão: Conclui-se que um planejamento através da prática de listening, nas aulas de inglês do ensino fundamental, favorece o desempenho e interesse no aprendizado.

Biografia do Autor

Priscilla Moreira Diniz Sepúlveda, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica do curso graduação em Letras/Inglês da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Estadual de Montes Claros – UAB/Unimontes.

Danielle Ferreira de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Especialista em Letras/Inglês, docente da  Universidade Aberta do Brasil/Universidade Estadual de Montes Claros – UAB/Unimontes.

Edição

Seção

Artigos Originais