APRENDIZAGEM E INCLUSÃO DE ALUNOS COM SURDEZ EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR

Autores

  • Geane Cássia Alves Sena Faculdade Santo Agostinho/FASA
  • Hélida Cristine Santos Mendes Barroso Secretaria Estadual de Educação/ SEE-MG

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral evidenciar a importância da Língua Brasileira de Sinais-Libras para o processo de aprendizagem e inclusão de alunos surdos em uma escola de ensino regular, bem como a prática pedagógica utilizada por docentes no trabalho com alunos surdos. Os resultados obtidos apontaram, em especial, que a escola precisa se adequar às necessidades educacionais e singularidades dos alunos surdos para que esses tenham sua identidade, sua língua e suas diferenças respeitadas e valorizadas. Ainda, evidenciaram a importância dos professores serem capacitados para que aprendam a Língua Brasileira de Sinais.

Biografia do Autor

Geane Cássia Alves Sena, Faculdade Santo Agostinho/FASA

Doutora em Linguística pela UNICAMP, Docente da Faculdade Santo Agostinho/FASA – Grupo Afya Montes Claros/MG

Hélida Cristine Santos Mendes Barroso, Secretaria Estadual de Educação/ SEE-MG

Mestre em Educação Profissional Tecnológica pelo IFNMG/ Montes Claros. Atualmente trabalha como Especialista da Educaão Básica da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais/ Centro de Capacitação Profissional e Atendimento as Pessoas com Surdez - CAS. 

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Publicado

2022-07-24

Edição

Seção

Artigos Originais