EDUCAÇÃO, PATRIMÔNIO CULTURAL E TECNOLOGIA: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DO NORTE DE MINAS GERAIS VOLTADAS PARA OS BENS CULTURAIS
Palavras-chave:
Educação. Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial. istórias e Memórias. Norte de MinasResumo
O estudo relaciona educação e patrimônio cultural, cujo escopo perpassa os conceitos de história e memória. Seu recorte espacial consiste na região norte de Minas Gerais, em especial as cidades de Montes Claros e São Francisco, locais que existem cursos da Universidade Estadual de Montes Claros. A medida do tempo constitui os bens culturais investigados pelo grupo de trabalho, alcançando o tempo presente, referência do pesquisador ocupado e preocupada em conhecer e se reconhecer como sujeito histórico nas relações em suas diversas dimensões. Nesse sentido, o estudo objetiva, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, articular memórias e histórias na perspectiva da educação patrimonial, atentando para os bens culturais, os quais são apresentados em passeios virtuais através de ferramentas tecnológicas. A metodologia para a investigação científica constitui de visitas a bens culturais da região norte mineira, os quais são registrados por meio de fotografias e vídeos para, posteriormente, ser agregado narrativas escritas e/ou ferramentas tecnológicas, explorando sua história e papel para o local em que se encontra inserido. O material produzido serve como instrumento para divulgação concretizada através da educação patrimonial.
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- 2022-04-03 (2)
- 2022-04-04 (1)
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