ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PERCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO DA ESCOLA PÚBLICA EM PARCERIA COM A COMUNIDADE

Autores

  • Valéria Daiane Soares Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Fernanda Rodrigues Alves Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Maria Fernanda Lacerda de Oliveira

Palavras-chave:

PALAVRAS CHAVE: Escola pública. Estágio curricular. Projetos educacionais. Comunidade. Letras Espanhol.

Resumo

RESUMO: O presente artigo discorre sobre a relevância da participação e cooperação da comunidade para desenvolvimento das atividades educacionais no âmbito da escola pública, demonstrando o valor fundamental dessa parceria na formação cidadã e crítica do aluno, que se vê envolvido em um processo de ensino e aprendizagem mais engajado e transformador da realidade social que o circunda. Pensando no mútuo comprometimento que deve haver entre comunidade e escola, destaca-se aqui, o trabalho educacional desenvolvido em uma escola municipal de Montes Claros – Minas Gerais e o papel da comunidade local nesse processo, desde a sua construção às suas conquistas. Este trabalho visa evidenciar através da realidade, verificada durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado, etapa de caracterização da escola, do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, como a elaboração e execução de projetos na escola podem alcançar resultados surpreendentes. Para tanto, é necessária a participação de todos os envolvidos no processo educacional: integrantes da escola, famílias dos alunos e comunidade de forma geral.

Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues Alves, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Acadêmica do Curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual de Montes Claros

Maria Fernanda Lacerda de Oliveira

Professora Mestre do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES

Referências

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Publicado

2022-04-03

Edição

Seção

Artigos Originais