ENSINO RELIGIOSO: DESAFIOS DOS DOCENTES EM MINISTRAR AULAS COM A TEMÁTICA RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA

Autores

  • RICARDO WILAME SANTANA DE ALMEIDA FACULDADE UNIDA
  • Cristiano Silva Santos
  • Clerton Queiróz Oliveira

Palavras-chave:

Religiosidade. Desafios. Temática. Afro-Brasileira.

Resumo

Partindo de análise bibliográfica, o objetivo do artigo é identificar os desafios dos docentes em ministrar aulas com a temática que aborda a religiosidade afro-brasileira. Tal objetivo acabou nos trazendo outros como: Identificar a trajetória do ensino religioso no Brasil; e Identificar as lacunas existentes na disciplina de Ensino Religioso a partir da proposta do Parâmetros Curriculares do Ensino Religioso - PCNER; Como embasamento usaremos autores que trata do nosso objeto de pesquisa, entre eles: Borges (2016), Cardoso (2016), Cury (2004), CNBB (2007), entre outros.

Biografia do Autor

Cristiano Silva Santos

Graduado em História pelo Centro Universitário São Camilo, e em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro –UNISA. Pós-Graduado em História do Brasil na Faculdade de Nanuque – MG, Pós-Graduado em Educação Especial e Inclusiva na Faculdade de Nanuque, e Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória.

Clerton Queiróz Oliveira

 

Graduado em Ciências das Religiões pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Teologia pelo Seminário Teológico de Fortaleza - IPIB, Serviço Social pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Pós-graduado emHistória e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri - URCA, e Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória – FUV.

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Publicado

2022-07-24

Edição

Seção

Artigos Originais