GESTÃO DA INFORMAÇÃO DA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Palavras-chave:
Gestão da informação em Saúde. Informação em saúde. Gestão em saúdeResumo
Objetivo: identificar quais as principais falhas na alimentação dos sistemas de informação em saúde. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com pesquisa realizada na biblioteca virtual de saúde, com os seguintes descritores: Gestão da informação em saúde, Informação em saúde, Gestão em saúde. Foram procurados artigos a partir de 2015, com textos completos no idioma português, excluindo-se os artigos repetidos e não relacionados ao tema, tendo sido selecionados sete artigos para o estudo, encontrados nas bases de dados Scielo, LILACS, CONASS e BDENF. Resultados: as inconsistências e desatualizações de dados nos Sistemas de Informações são resultados da falta de conhecimento dos profissionais para operar e utilizar a tecnologia da informação, pois cada gestor trabalha de forma diferente, sem monitoramento na coleta de dados, por parte das Secretarias de Saúde. Conclusão: as falhas nos dados e as desatualizações do sistema ocorrem por falta de conhecimento, capacitação e treinamento dos gestores e profissionais de saúde, para utilizar e operar os sistemas de informações.
Referências
ANTUNES, J. L. F.; LIMA, K. W. D; SILVA, Z. P. Percepção dos gestores sobre o uso de indicadores nos serviços de saúde. Saúde soc., v. 24, n. 1, p. 61-71, 2015.
CARRENO, I. et al. Análise da utilização das informações do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB): uma revisão integrativa. Ciênc. saúde coletiva, v. 20, n. 3, p. 947-956, n. 2015.
CARVALHO, M.L. T. et al. Tecnologia da informação e comunicação: impactos na gestão de enfermagem. Rev Enfermagem UFPE, v.15, p.1-11, 2021.
FERREIRA, J. E. S. et al. Sistemas de informação em saúde no apoio à gestão da atenção primária à saúde: revisão integrativa. Reciis – Rev. Eletron Comum Inf Inov Saúde, v. 14, n. 4, p. 970-982, 2020.
GARCIA, P.T; et al. Gestão pública em saúde: sistema de informação de apoio à gestão em saúde. UNA – SUS/UFMA, 1ª ed., p. 1 – 54, 2016.
MAIA, D. A.; VALENTE, G. S.C. A gestão da informação em atenção básica e a qualidade dos registros de enfermagem. Investigacion en enfermeria, v.20, n. 2, p. 1-8, 2018.
OPAS. A COVID-19 e o papel dos sistemas de informação e das tecnologias na atenção primária. Página Informativa nº 7,
PELISSARI, M. R. CNES como instrumento de gestão e sua importância no planejamento das ações em saúde. R. Saúde Publ. Paraná, v.2, n.1, p. 159- 165, 2019.
PINHEIRO, A. L. S. et al. Gestão pública da saúde: o uso dos sistemas de informação e o compartilhamento de conhecimento para tomada de decisão. Texto Contexto Enferm, v. 3, n. 3, e 3440015, 2016.
SANTOS, Tamyres Oliveira dos et al. Implantação de sistemas informatizados na saúde: uma revisão sistemática. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, [S.L.], v. 11, n. 3, p. 1-10, 29 set. 2017. Instituto de Comunicacao e Informacao Cientifica e Tecnologica em Saude. http://dx.doi.org/10.29397/reciis.v11i3.1064. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1064. Acesso em: 23 maio 2021.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.