CIÊNCIA, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO:ALGUNS APONTAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS

Autores

  • Marieli LAWISCH Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Pesquisa. Ciência. Epistemologia. Educação

Resumo

Este artigo originou-se de uma pesquisa bibliográfica realizada no Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus de Francisco Beltrão-PR, durante a disciplina Ciência, Conhecimento e Educação. Constam em seu conteúdo alguns apontamentos epistemológicos dos pressupostos do positivismo, materialismo histórico dialético, fenomenologia e pós-estruturalismo. O artigo além de sintetizar as possíveis escolhas epistemológicas presentes na realização de pesquisas, faz defesa à escolha do pressuposto epistemológico da pesquisa em andamento da autora, em que objetiva compreender a participação da cidadã Catharina Crestani Seger no processo de formação do município de Palma Sola-SC. Torna-se evidente a necessidade de compreender as bases epistemológicas e a matriz paradigmática para que sejam realizadas pesquisas com qualidade e criticidade, contribuindo assim, de forma significativa, para o desenvolvimento das produções científicas.

Biografia do Autor

Marieli LAWISCH, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Educação pela UNIOESTE. Universidade Estadual do Oeste do Paraná/PPGE.

Referências

ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução do jogo e a suas regras. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

ANDERY, Maria Amália et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. São Paulo: Espaço e Tempo, 1988.

CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa educacional e o movimento “pesquisas científicas baseadas em evidências”. Práxis Educativa, Ponta Grossa, Ahead of print, v. 10, n. 2, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 10 ago. 2021.

COMTE, Auguste. Comte. São Paulo: Abril Cultural, 1987.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2 ed. Chapecó/SC: Argos, 2014.

GATTI, Bernardete. Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chave. Curitiba: Diálogo Educacional, v. 6, n.19, p.25-35, set./dez, 2006.

GRAMSCI. Antonio. Cadernos do Cárcere vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. (Tradução Marcio Suzuki). 7. ed. Aparecida/SP: Ideias & Letras, 2018.

KUHN, Thomas. Estrutura das revoluções científicas. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. (Tradução Ricardo Corrêa Barbosa). 18. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2019.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2008.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos: e outros textos escolhidos. Seleção de textos de José Arthur Giannotti. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fortes, 2011.

MÉSZÁROS, István. Estrutura social e formas de consciência: a determinação social do método. 2ª reimpressão. São Paulo: Boitempo, 2014.

ROBERTSON, Susan; DALE, Roger. Pesquisar a Educação em uma Era Globalizante. Porto Alegre: Educação & Realidade v. 36, n. 2, p. 347-363, maio/ago. 2011. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em: 10 ago. 2021.

WILLIAMS, James. Pós-Estruturalismo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. (Coleção: Pensamento Moderno).

Publicado

2023-09-06

Edição

Seção

Artigos de Revisão