CIÊNCIA, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO:ALGUNS APONTAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS
Palavras-chave:
Pesquisa. Ciência. Epistemologia. EducaçãoResumo
Este artigo originou-se de uma pesquisa bibliográfica realizada no Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus de Francisco Beltrão-PR, durante a disciplina Ciência, Conhecimento e Educação. Constam em seu conteúdo alguns apontamentos epistemológicos dos pressupostos do positivismo, materialismo histórico dialético, fenomenologia e pós-estruturalismo. O artigo além de sintetizar as possíveis escolhas epistemológicas presentes na realização de pesquisas, faz defesa à escolha do pressuposto epistemológico da pesquisa em andamento da autora, em que objetiva compreender a participação da cidadã Catharina Crestani Seger no processo de formação do município de Palma Sola-SC. Torna-se evidente a necessidade de compreender as bases epistemológicas e a matriz paradigmática para que sejam realizadas pesquisas com qualidade e criticidade, contribuindo assim, de forma significativa, para o desenvolvimento das produções científicas.
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