RELATO DE EXPERIÊNCIA: A ESCRITA ACADÊMICA E O ENSINO REMOTO NA PÓS-GRADUAÇÃO
Palavras-chave:
Relato de Experiência. Ensino Remoto. Pós-Graduação. Escrita Acadêmica. Trabalhos CientíficosResumo
O presente texto é o trabalho final da disciplina “Tópicos Especiais em Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores: Escrita Acadêmica”, cursada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FB) a nível de Mestrado, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão. O objetivo é descrever a experiência de ensino remoto e a aprendizagem da escrita acadêmica na pós-graduação. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico dos textos de Carlino (2003); Aquino (2010); Moura, C. Moura, W. (2017) e Upegui (2011), bem como o relato da nossa experiência no ensino remoto. Os resultados alcançados nos indicam possibilidades e estratégias que podem nos ajudar a desenvolver de forma satisfatória e produtiva nossos textos acadêmicos e científicos. Concluímos que a experiência na disciplina ampliou nossos conhecimentos e possibilitou a aprendizagem de estratégias de leitura e escrita, nos apropriando ainda mais da linguagem acadêmica e das normas e formatações de trabalhos científicos.
Referências
AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos: sem arrodeio e sem medo da ABNT. São Paulo: Saraiva, 2010.
CARLINO, Paula. Alfabetización Académica: Um Cambio Necesario, Algunas Alternativas Posibles. Educere, vol. 6, núm. 20, enero-marzo, 2003.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MOURA, Chico; MOURA, Wilma. Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
SÁNCHEZ UPEGUI, Alexánder Arbey. Manual de redacción académica e investigativa: cómo escribir, evaluar y publicar artículos. Medellín: Católica del Norte Fundación Universitaria, 2011.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.