DEPRESSÃO, ANSIEDADE E MALEABILIDADE EM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Wellington Danilo Soares Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Claudionor Gonçalves Araújo Júnior Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palavras-chave:

Ansiedade. Depressão. Adesão ao medicamento. Ensino superior. Educação Física.

Resumo

Introdução: Números altos indicam a proporção de pessoas que são afetadas por patologias como ansiedade ou depressão nos últimos anos, a maioria deles especificamente são estudantes. Objetivo: Assim o presente estudo objetivou analisar a prevalência, de ansiedade, depressão e uso de medicamentos em universitários do curso de Educação Física na cidade de Montes Claros – MG. Materiais e métodos: Para tanto foi realizada uma pesquisa natureza descritiva, com abordagem quantitativa, comparativa e transversal. A amostra foi constituída de 68 alunos, ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, selecionados de forma aleatória, universitários do curso de Educação Física de uma instituição pública de ensino superior. Na coleta dos dados foi utilizado um questionário sócio, o teste Morisky, Green e Levine, o inventário ansiedade Beck- BDI e o Inventário de Depressão Beck- IDB. Resultados: Os resultados apontaram que a média de idade dos avaliados foi de 24,6 anos (±4,6, com predomínio do sexo masculino (69,1%). Foi verificado uma alta adesão medicamentos por mais da metade dos avaliados. Também a maioria dos investigados não apresentaram indícios de ansiedade, apesar que um número considerável (30,8%) possuem níveis moderados ou severos de ansiedade. Com relação a depressão foi mais prevalente a ausência entre os pesquisados, tendo um número menor (22,0%) de avaliados com níveis moderados ou avançados de desta patologia. Também foi encontrado correlação entre adesão medicamentosa com ansiedade e depressão, e entre ansiedade e depressão. Na diferença entre sexos, foram encontradas médias maiores de adesão a medicamentos para o sexo masculino, e em contrapartida médias de níveis de ansiedade e depressão apresentados pelo sexo feminino. Conclusão: Conclui-se que existe uma necessidade latente de inserir serviços de suporte psicológico dentro das instituições de ensino superior. 

Biografia do Autor

Wellington Danilo Soares, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutor em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde/Unimontes

Claudionor Gonçalves Araújo Júnior, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Graduando em Educação Física Licenciatura pela Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil. Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna – ISEIB, Montes Claros, MG, Brasil.

Referências

ARIÑO, D. O., BARDAGI, M. P. Relação entre fatores acadêmicos e a Saúde Mental de estudantes universitários. Revista Psicologia Em Pesquisa, v.12, n.3, p. 44-52. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/23791. Acesso em: 3 nov 2021.

BARROSO, S.M.; DE OLIVERIA, N.R.; DE ANDRADE, V.S. Solidão e Depressão: Relações com características Pessoais e Hábitos de Vida em Universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/gb4WHV8F5XW7XmrjyC5gPfg/?lang=pt. Acesso em: 07 out. 2021.

BENETON, E. R.; SCHMITT, M.; ANDRETTA, I. Sintomas de depressão, ansiedade e estresse e uso de drogas em universitários da área da saúde. Revista da SPAGESP, v. 22, n. 1, p. 145-159, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7816244. Acesso em: 24/08/2021.

CYBULSKI, C. A., MANSANI, F. P. Análise da Depressão, dos Fatores de Risco para Sintomas Depressivos e do Uso de Antidepressivos entre Acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Revista Brasileira de Educação Médica, v.41, n.1, p.92–101, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/qZQbVnkyfT9pPQP3qqSPQHw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 out 2021.

FRAGELLI, T. B. O.; FRAGELLI, R. R. Por que estudantes universitários apresentam estresse, ansiedade e depressão? Uma rapid review de estudos longitudinais. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–21, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.29593. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/29593. Acesso em: 7 set. 2021.

GALVÃO, A. et al. Ansiedade, stress e depressão relacionados com perturbações do sono-vigília e consumo de álcool em alunos do ensino superior. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (Spe. 5), 08-12. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpesm/nspe5/nspe5a02.pdf. Acesso em 01/09/2021.

LIMA, S. O., LIMA, A. M. S., BARROS, E. S., VARJÃO, R. L., SANTOS, V. F.; VARJÃO, L. L.; MENDONÇA, A. K. R. H., NOGUEIRA, M. S.; DEDA, A. V., JESUS, L. K. A. (2019). Prevalência da Depressão nos Acadêmicos da Área de Saúde. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, v.39, n.1, p. 1-14. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/Qd5gjh8KPsf6kXVvQWFgmHp/abstract/?lang=pt. Acesso em 29 set 2021.

LEITE, B.R.; VIEIRA, T.F.S.; MOTA, M.L.; NASCIMENTO, E.C.; GOMES, I.C.P. Associação entre qualidade de sono e ansiedade em acadêmicos de medicina. Brazilian Journal of Health Review, v.3, n.3, p. 6528-6543, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/11848. Acesso em: 20 out 2021.

MEDEIROS, P. P.; BITTENCOURT, F. O. Fatores associados à Ansiedade em Estudantes de uma Faculdade Particular. Rev. Psic. v.10, n. 33, Janeiro/2017. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/594. Acesso em: 01/09/2021.

NASCIMENTO, J. R. P. et al. Fatores associados à ansiedade e depressão em estudantes universitários. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e562997533, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7533. Acesso em: 06/09/2021.

SOARES, W. D.; CACHOEIRA, B. T.; MATOS, H. C. G. Depressão, ansiedade e uso de medicamentos em acadêmicos de psicologia. REVISTA UNINGÁ REVIEW, [S.l.], v. 36, p. eURJ3608, mar. 2021. ISSN 2178-2571. Disponível em: http://34.233.57.254/index.php/uningareviews/article/view/3608. Acesso em: 05/09/2021.

SILVA, PF; CALDAS JÚNIOR, A. de F .; ALBUQUERQUE, DS Análise do Sentido de Coerência, ansiedade e depressão em estudantes de pós-graduação: Estudo de acompanhamento. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 10, n. 7, pág. e28610716473, 2021. DOI: 10.33448 / rsd-v10i7.16473. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16473. Acesso em: 7 set. 2021.

Publicado

2023-09-06

Edição

Seção

Artigos Originais