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PERCURSOS LITERÁRIOS: A LITERATURA SURDA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

A LITERATURA SURDA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Palavras-chave:

Inclusão Escolar. Libras. Literatura Surda.

Resumo

O presente artigo traz reflexões acerca da educação inclusiva, formação de professores, importância da Libras no processo de ensino aprendizagem da criança surda e sobre a Literatura Surda e sua relevância como recurso pedagógico a ser utilizado no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo. O objetivo aqui é discutir as possibilidades reais de inclusão do indivíduo surdo no universo escolar por meio da Literatura Surda, uma vez que esta configura-se como real fonte desencadeadora de interesse nestes sujeitos. Para tanto, recorreu-se aos postulados dos autores: Coelho (2000); Guarinello (2006); Karnopp (2010); Lacerda (2006); Marques (2017); Mazzotta (1987); Meletti (2010); Morgado (2011); Quadros (2003); Rodrigues (2006) e outros. Chegamos à conclusão de que quanto mais cedo o surdo for inserido no mundo letrado por intermédio da Literatura Surda, mais rápido ele terá a aquisição do conhecimento. Entendemos que sem a qualificação profissional adequada do professor e da equipe pedagógica da escola, a criação de condições ideais para o desenvolvimento múltiplo do aluno surdo fica bastante prejudicada.

Publicado

2021-04-03

Versões

Edição

Seção

Artigos de Revisão