DISCURSO PUBLICITÁRIO DE MEDICAMENTOS: A PERSUAÇÃO E AS LEIS DE PROTEÇÃO E A DEFESA DO CONSUMIDOR

Autores

  • Ana Márcia Ruas de Aquino Universidade Estadual de Montes Claros
  • Emmilly Gabriela Oliveira de Souza

Palavras-chave:

Discurso publicitário. Medicamentos. Persuasão. Leis de defesa do consumidor.

Resumo

RESUMO: O presente estudo tem como tema a persuasão no discurso publicitário, tendo como objetivos analisar peças publicitárias de medicamentos, em se tratando dos direitos específicos do consumidor a serem resguardados nesse tipo de publicidade; avaliar se os medicamentos se apresentam como bens de consumo ou bens de saúde; analisar se há estratégias discursivas nas peças publicitárias de medicamentos que explorem a manipulação, persuasão e mascarem intencionalidades exclusivas de consumo de produtos e serviços; analisar as peças publicitárias e observar, diante das leis de proteção e defesa do consumidor, se há publicidade tanto abusiva quanto enganosa. Para isso, foi feita uma pesquisa de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo, sendo esta, também, descritiva e documental, em que se analisam propagandas de medicamentos obtidas de ferramentas de busca na internet, nas quais serão observadas as estratégias persuasivas encontradas, de maneira explícita ou velada, nos enunciados, bem como a publicidade de medicamentos regulamentada em comparação com a garantia ou não dos direitos legais do consumidor por meio desses enunciados. Como resultado, observou-se que a persuasão, em detrimento do item saúde, é muito presente, uma vez que se seleciona um público-alvo e todo o discurso é construído com o intuito de induzir essas pessoas ao consumo de algum produto e/ou uma ideia e que essa indução infringe as leis reguladoras da publicização de medicamentos. Portanto, conclui-se que, ao expor a manipulação implícita e explícita contida no discurso publicitário, seja possível despertar nas pessoas uma consciência crítica a esse respeito, levando à reflexão sobre a real necessidade ou risco do consumo desse tipo de produto, uma vez que determinados medicamentos, usados de maneira indevida e sem acompanhamento médico, desencadeiam efeitos colaterais não previstos, e até mesmo a adicção, colocando em risco a integridade física, psíquica e emocional do consumidor.

Referências

REFERÊNCIAS

ADAM, Jean, Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. 2. ed. Rev. e aumentada. Tradução Maria das Graças Soares Rodrigues, Luis Passeggi, João Gomes da Silva Neto etal. São Paulo: Cortez, 2011.

AMOSSY, Ruth. Argumentação no discurso. Tradução Eduardo Lopes Piris, Moisés Olímpio Ferreira, Ângela M. S. Corrêa [et al.]. São Paulo: Contexto, 2018.

ANTUNES, Irandé. O território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

BRASIL. Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999. Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Brasília, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9782.htm>. Acesso em: 2019.

BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional do Consumidor. Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. 4. ed. Brasília: Escola Nacional de Defesa do Consumidor. Brasília, 2014. 290 p. Disponível em: <https://www.defesadoconsumidor.gov.br/images/manuais/manual-do-direito-do-consumidor.pdf>. Acesso em: 20 set. 2019.

BRASIL. Lei 8.078, de 11 setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Código de Defesa do Consumidor. Brasília, 1990.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm>. Acesso em: 20 out. 2018.

CONAR. Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, de 05 de maio de 1980. São Paulo, 1980. Disponível em: <http://www.conar.org.br/>. Acesso em: 20 out. 2018.

DORIL. Disponível em: <http://superlativos-superlativos.blogspot.com/>. Acesso em: 20 set. 2019.

GINO-CANESTEN. Disponível em: <https://www.ginocanesten.com.br/>. Acesso em: 23 de out. 2019.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.

NORWEGIAN ÔMEGA 3. Disponível em: <https://www.toptherm.com.br/omega-3-norwegian---sem-sabor-e-sem-odor---03-frascos-com-120-capsulas/p>. Acesso em: 19 de set. 2019.

PETTER, Margarina; Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, José Luiz. (org.). Introdução à linguística. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

SILVEIRA, Regina Célia P. da. Cultura e Mídia em Textos Multimodais. In: VIEIRA, Josenia Antunes; BENTO, Lúcio André; ORMUNDO, Joana da Silva. Discursos nas práticas sociais: perspectivas em multimodalidade e em gramática sistêmico-funcional. São Paulo: ANNABLUME, 2010.

SOARES, Hugo Rafael; SCHNEIDER, Márcia Sueli P. da Silva; SILVA, Greize Alves. O poder da persuasão: o discurso de Aloysio Nunes pela perspectiva de Patrick Charaudeau. Revista Humanidades e Inovação, 2017.

Publicado

2024-07-18

Edição

Seção

Artigos Originais