A IMPORTÂNCIA DO JOGO TEATRAL / DRAMÁTICO NO CONTEXTO ESCOLAR, SEGUNDO OLGA REVERBEL

Autores

  • João Davi Silva Santos UFVJM - CAMPUS JANAÚBA

Palavras-chave:

jogo, simbólico, dramático, teatral, Olga Reverbel

Resumo

Os jogos simbólicos/dramáticos/teatrais têm uma grande importância no desenvolvimento da criança, eles são fundamentais para o desenvolvimento da criatividade, criticidade, motor, e cognitivo. Olga Reverbel, fonte inspiradora para este trabalho afirma que o educador deve fazer o possível para que a atividade perceptível da criança se fortaleça e se exercite dentro da proposta pedagógica. A necessidade de comunicação da criança se desenvolve paralelamente à organização de sua capacidade de percepção. O professor deve desenvolver atividades que permitam ao aluno a comunicação e o desenvolvimento da percepção com relação a si mesmo e ao mundo que o rodeia. Para abordar a importância emocional, cognitiva e motora que esses jogos têm na vida do indivíduo este trabalho está estruturado em: conceitos e características sobre jogos no contexto educacional; os benefícios do jogo teatral/dramático/simbólico no universo emocional da criança: possibilidades de transitar entre a realidade e a fantasia; o papel dos educadores e adultos frente aos jogos simbólico/dramático/teatral. Ao final, conclui-se que o processo de aprendizagem através dos jogos simbólicos/dramáticos/teatrais se tornam imprescindíveis para proporcionar aos alunos ações reflexivas do dia a dia, do comportamento humano, das estratégias de improvisação para resolver problemas cotidianos e a imitação da realidade. Olga Reverbel, pedagoga e teatróloga nos trazer uma reflexão simbólica do real para a fantasia como prática interdisciplinar e interpessoal.

Biografia do Autor

João Davi Silva Santos, UFVJM - CAMPUS JANAÚBA

Graduado em Letras Português / Espanhol pelo Instituto Superior de Educação de Janaúba (ISEJAN), com
especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Inclusão Social; e Leitura e Produção de Textos.

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Publicado

2023-09-06

Edição

Seção

Artigos de Revisão