EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE ESPANHOL
Palavras-chave:
Experiências de aprendizagem. Formação inicial de professores. Espanhol.Resumo
Pensando-se na formação docente como um complexo de saberes e experiências e no embasamento teórico principalmente sobre experiências de aprendizagem e formação reflexiva, objetivamos neste estudo, recorte de uma pesquisa de mestrado, identificar as experiências de aprendizagem que possam influenciar a motivação do professor em formação para aprender e ensinar espanhol. Para isso, realizamos um estudo de caso qualitativo de cunho etnográfico, por meio de narrativas de vida, sobre as experiências de aprendizagem e sua influência na motivação dos licenciandos em Letras/Espanhol de uma universidade estadual de Minas Gerais. Os dados foram analisados consoante aos princípios da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Foi possível definir três tipos de experiências de aprendizagem, emergentes em categorias nesta pesquisa: experiências ao longo da vida, experiências sobre ensinar e experiências sobre aprender. Consideramos, assim, que todas as experiências, de certa forma, são experiências de aprendizagem e proporcionam perspectivas de ensino e colaboram para criar e manter perspectivas positivas a respeito da língua que se aprende e que se presente ensinar, bem como sobre a prática docente futura.
Referências
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de (org.). Competências de Aprendizes e Professores de Línguas. Campinas: Pontes Editores, 2014.
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes. de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 8.ed. Campinas: Pontes, 2015.
BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 1, p. 123-156, jan/jul. 2004.
BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 7, n. 2, 2007, p. 109-138.
DÖRNYEI, Zoltán. Motivating students and Teachers. In: LIONTAS, J. I. (Ed.), The TESOL encyclopedia of English language teaching. Alexandria, VA: TESOL, v. 7, pp. 1-6 (pp. 4293-4299), 2018.
DÖRNYEI, Zoltán. Motivation in second language learning. In: Celce-Murcia, M.; BRINTON, D. M.; SNOW, M. A. (Eds.). Teaching English as a second or foreign language. Boston, MA: National Geographic Learning/Cengage Learning, 4. ed., 2014, pp. 518-531.
ECKERT-HOFF, Beatriz Maria. O discurso do sujeito-professor em formação: (des)construindo subjetividades. Caderno Cedes. Campinas, v. 35, n. 95, p. 91-106, 2015.
FLICK, Uwe. Introdução à Metodologia de Pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
FLORES, Maria Assunção. Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 182-188, set./dez. 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8074/5715. Acesso em mai 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática docente. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017.
GUBA, Egon G.; LINCOLN, Yvonna S. Controvérsias paradigmáticas: contradições e controvérsia emergentes. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (orgs). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 169-192.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9. Ed. São Paulo Cortez, 2011.
DÖRNYEI. Zoltán; KUBANYIOVA, Magdalena. Motivating students, motivating teachers: Building vision in the language classroom. Cambridge, England: Cambridge University Press., 2014.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Ma/Abr, n. 19, 2002, pp. 2028.
MICCOLI, Laura (org.). Pesquisa Experiencial em Contextos de Aprendizagem: Uma abordagem em evolução. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, pp. 17-75.
MICCOLI, Laura. A evolução da pesquisa experiencial – uma trajetória colaborativa. In: MICCOLI, Laura. A Experiência na Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras: levantamento, conceituação, referências e implicações para pesquisa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 6, n. 2, 2006, pp. 207-248.
MICCOLI, Laura. Ensino e aprendizagem de inglês: experiências, desafios e possibilidades. Campinas, Pontes Editores, 2010.
MICCOLI, Laura. Experiências de estudantes em processo de aprendizagem de língua inglesa: por mais transparência. Revista de Estudos da Linguagem, v. 15, n. 1, p. 1997-224, 2007.
MICCOLI, Laura. Learning English a foreign language in Brasil: a joint investigation of learning experiences in a university classroom on going to the depth of learners‟ classroom experiences. Doctoral (Dissertation) – Graduate Department of Education, University of Toronto, Toronto, 1997.
JOVCHLOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W.; Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin; GASKELL, George (orgs.). Pesquisa Qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2015, p. 90-113.
NÓVOA, António. (coord). Os professores e sua formação. Lisboa-Portugal, Dom Quixote, 1997.
OLIVEIRA, Maria Fernanda Lacerda de. Experiências de aprendizagem e motivação na formação inicial do professor de espanhol: os caminhos entre o aprender e o ensinar. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, 2020.
PIMENTA, S. G.(org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos, in A. Nóvoa (Org.). Os professores e a sua Formação. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1997, pp. 77-91.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira da. Formação de professores de espanhol nos Institutos Federais. In: ALMEIDA, Christine Sant‟Anna de Almeida; RAVAGNOLI, Neiva d Silva Rego; BOA SORTE, Paulo (orgs.). Formação de professores de línguas: lições aprendidas com Antonieta Celani. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019, pp. 51-79.
VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena. Teoria e Prática na formação pré-serviço do professor de língua estrangeira. In: GIMENEZ, Telma. (org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Ed. UEL, 2002, p. 59-76.
WILLIAMS, Marion; BURDEN, Robert L. Psicología para profesores de idiomas: enfoque del constructivismo social. Trad. Alejandro Valero. Espanha: Cambridge University Press, 1999.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.