TRAJETÓRIAS LÍQUIDAS: O COTIDIANO ACADÊMICO E O PENSAMENTO BAUMANIANO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Modernidade Líquida., Estudantes., Comportamento., Subjetividade., Universidade.Resumo
Bauman introduziu o conceito de modernidade líquida para refletir a sociedade contemporânea e o estado de dissolução de suas convicções sobre a produção do cotidiano, da subjetividade e a salvaguarda do que se compreende por moderno. Esse prospecto, na acepção do autor, rebate-se sobre várias instâncias da vida, entre elas, o contexto universitário norte-mineiro, objeto deste estudo. Sendo assim, reflete-se aqui a produção do cotidiano e da subjetividade universitária contemporânea, a partir do pensamento baumaniano. Metodologicamente, examinou-se a narrativa interpessoal de estudantes universitários de um centro universitário sob a técnica de grupos focais on-line síncronos. O contexto universitário e sua liquidez revela que o espaço educacional tornou-se uma inflexão temporal na qual os estudantes projetam perspectivas de futuro no lócus do presente, a partir de ensejos imediatistas e consumíveis de sua condição, utopias pessoais e estetização da vida.
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