TRAJETÓRIAS LÍQUIDAS: O COTIDIANO ACADÊMICO E O PENSAMENTO BAUMANIANO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Modernidade Líquida., Estudantes., Comportamento., Subjetividade., Universidade.

Resumo

Bauman introduziu o conceito de modernidade líquida para refletir a sociedade contemporânea e o estado de dissolução de suas convicções sobre a produção do cotidiano, da subjetividade e a salvaguarda do que se compreende por moderno. Esse prospecto, na acepção do autor, rebate-se sobre várias instâncias da vida, entre elas, o contexto universitário norte-mineiro, objeto deste estudo. Sendo assim, reflete-se aqui a produção do cotidiano e da subjetividade universitária contemporânea, a partir do pensamento baumaniano. Metodologicamente, examinou-se a narrativa interpessoal de estudantes universitários de um centro universitário sob a técnica de grupos focais on-line síncronos. O contexto universitário e sua liquidez revela que o espaço educacional tornou-se uma inflexão temporal na qual os estudantes projetam perspectivas de futuro no lócus do presente, a partir de ensejos imediatistas e consumíveis de sua condição, utopias pessoais e estetização da vida.

Biografia do Autor

Gustavo Souza Santos, UNIFIPMoc

Professor universitário. Pesquisador. Publicitário. Geógrafo. Redator. Doutor em Desenvolvimento Social (Unimontes), mestre em Geografia (Unimontes) e pesquisador de práticas e processos de comunicação, espaço urbano e mobilizações sociais. Experiência em ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior, redação publicitária, planejamento publicitário, redação e assessoria de projetos e pesquisas científicas e design instrucional para EaD.

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Publicado

2024-07-18

Edição

Seção

Artigos Originais