UM LUGAR QUE NÃO ME PERTENCE: O OLHAR PARA A OUTRA NA CAPOEIRA, INTERSECCIONALIDADE, AGÊNCIA E RESISTÊNCIA

o olhar para a outra na capoeira, interseccionalidade, agência e resistência

Autores

Palavras-chave:

Capoeira. Interseccionalidade. Agência/Resistência. Mestra Tisza. Puma Camillê.

Resumo

O trabalho em tela tem por objetivo discutir como diferentes capoeiristas interagem com a capoeira de maneira a produzir novas realidades para a sua prática, buscando o espaço negado a elas dentro deste universo. Iremos apontar na história de duas mestras, Tisza e Puma Camillê, evidências de como elas, uma mulher negra e a outra mulher trans e negra, relacionam-se com o universo da capoeira, de forma a produzir uma realidade favorável para projetar as suas existências, não somente como capoeiristas, mas também como sujeitos de agência/resistência. As informações obtidas foram retiradas de um programa chamado “Na identidade do capoeira”, da plataforma Facebook e em uma entrevista disponível no Portal da Capoeira. A nossa discussão será pautada na interseccionalidade, tendo o eixo construcionista como caminho para realizar as nossas análises. Como resultados, podemos apontar que a partir das histórias de lutas das mestras, há vestígios que a capoeira é uma rica tecnologia social para questionar a ordem social estabelecida, a qual, ao mesmo tempo que pode reiterar normas e condutas é um espaço para se produzir agência/resistência por parte dos/as seus/as praticantes.

Biografia do Autor

Marcelo Barbosa Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Atualmente é professor de capoeira - Núcleo de Arte e Cultura - SED/MS, professor de capoeira, palestrante da Associação Camará - Ponto de Cultura Maculelê, Coordenador Pedagógico da Escola Estadual Nova Itamarati. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Identidade, Pedagogias Culturais, Relações de Poder.

Marcelo Victor da Rosa , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutorado em Educação na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016). Atualmente é professor associado 1 e atua como docente nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Culturais/CPAQ/UFMS e Educação FAED/UFMS. Desempenhou o papel de tutor do PET Educação Física de fevereiro de 2010 a julho de 2014 e sou Diretor Artístico do Bailah: grupo coreográfico em dança de salão. Coordenou os programas PIBID (2018 - 2019) e Residência Pedagógica (2018 - 2022) do Curso de Educação Física. Foi coordenador dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul entre 2017 a 2019. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Dança, Gênero, Sexualidade e Corpo, tendo como principal referência teórica Michel Foucault.

Marina Brasiliano Salerno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vinculada ao curso de Educação Física e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais - linha de pesquisa Diferenças e Alteridades. Doutora em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (2014), com estágio doutoral na Universitat de Barcelona (2013). Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003), Bacharela em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005), Especialista em Atividade Motora Adaptada, pela Unicamp (2007) e mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Inclusiva. Coordenadora do projeto de extensão Incluir pelo Esporte. Pesquisa na área de Formação Profissional, Educação Física Escolar Inclusiva e Esporte Adaptado. 

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Publicado

2024-07-18

Edição

Seção

Artigos Originais