AULAS REMOTAS: DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Thaís Baldo Universidade Estadual de Montes Claros
  • Hellem Juliane Batista Passos
  • Deborah de Farias Lelis
  • Hanna Beatriz Bacelar Tibães

Palavras-chave:

Ensino remoto. Pandemia. Professores.

Resumo

Objetivo: identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores de diversos níveis e redes de ensino, no contexto das aulas remotas. Metodologia: O estudo foi realizado com a análise de 8 artigos científicos, todos com o tipo de pesquisa qualitativa. Resultados: Os resultados evidenciaram que a maioria dos professores teve que se adaptar e reinventar por conta própria, sem um maior suporte por parte das instituições de ensino, causando também um choque entre a vida pessoal e a vida profissional dos docentes. Também se verificou que houve um aumento significativo na falta de apoio por parte dos familiares e aumento na ausência dos alunos perante as aulas remotas, devido à falta de acesso à internet. Considerações finais: Conclui-se, que a formação dos professores e a falta de apoio e estrutura que os alunos recebem são um grande obstáculo que afetam drasticamente na construção, interesse e motivação do ensino aprendizagem.

Referências

ALVES, L. M. Gamificação na educação: aplicando metodologias de jogos no

ambiente educacional. 1. ed. Joinvile: Clube dos Autores, 2018. p. 101.

ANJOS A. C. P. dos. Dificuldades no ensino-aprendizagem e comunicação entre professores e alunos durante a pandemia do Covid-19. Rev. Franc. Edu, Santa Maria, v.4, p. 38-45, 2020. Disponível em: https://www.revistafranciscanaeducacao.com.br/public/artigos_publicados/v_4_96_DIFICULDADES%20NO%20ENSINO- APRENDIZAGEM%20E%20COMUNICA%C3%87%C3%83O%20ENTRE%20PROFESSORES%20E%20ALUNOS%20DURANTE%20A%20PANDEMIA%20DO%20COVID-19.pdf> Acesso em: 21 mar. 2021.

AQUINO E. M.L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, suppl 1 pp. 2423-2446, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/4BHTCFF4bDqq4qT7WtPhvYr/?lang=pt#>. Acesso em: 12 jun.2021.

BARBOSA A. M. et al. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Rev. Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020. Disponível em: <https://apl.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/565>. Acesso em 13 jun. 2021.

CAMACHO, A. C. L. F. et al. Alunos em vulnerabilidade social em disciplinas de educação à distância em tempos de COVID-19. Research, Society andDevelopment,v. 9, n.7, p. e275973979, 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3979>. Acesso em: 13 jun. 2021.

DINIZ L. T. D. S. et al. Percepção de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69274>. Acesso em: 21 mar. 2021.

FRANÇA R. D. F. C. et al. O ensino remoto na pandemia e a precarização da prática pedagógica de professores de Porto Velho: pertinências e impertinências. Revista Educar Mais, 2021, v. 5, n. 1, p. 139-156, 2021. Disponível em: <http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2219>. Acesso em: 21 mar. 2021.

LEITE N. M. et al. Os professores e o uso de tecnologias digitais nas aulas remotas emergenciais, no contexto da pandemia da Covid-19 em Pernambuco. Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana. 2020, v. 11 n. 2 p. 1-15. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/248154>. Acesso em: 21 mar. 2021.

LIMA, V. S. De. et al. Capacitação docente e discente para o uso das tecnologias digitais e ambientes virtuais: uma análise da real necessidade em tempos de pandemia. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68140>. Acesso em: 23 junho 2021.

MALTA D. C. et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online]. Brasília, v. 29, n. 4 p. 1-13, Julho 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400026>. Acesso em: 12 jun. 2021.

MIRANDA K. K. C. D. O. et al. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, Novembro de 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68086>. Acesso em: 21 mar. 2021.

OLIVEIRA, C.P. De. et al. Parceria entre escola e família no desenvolvimento do aluno durante a pandemia do Covid19. REEDUC, v. 7, n. 1, p.70-86, 2021. Disponível em: <https://www.praxia.ueg.br/index.php/reeduc/article/view/11556> Acesso em 24 junho 2021.

PALUDO, E.F. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 44-53, julho/dezembro de 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2020v17n2p44>. Acesso em: 24 junho 2021.

PEREIRA A. M. F.; ALMEIDA M. Z. C. M. D. Escolas rurais de Rio Verde-GO: os desafios dos professores ao processo de ensino e aprendizagem em meio a pandemia. Humanidades & Tecnologia (FINOM), v. 27 n. 1 p. 50-66, 2020. Disponível em: <http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1424>. Acesso em: 21 mar. 2021.

RONDINI, C. A. et al. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. EDUCAÇÃO, [S. l.], Aracaju, v. 10, n. 1, p. 41–57, 2020. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085>. Acesso em: 12 jun. 2021

SANTOS R. P. D.; JÚNIOR J. M. M. D. N.; DIAS M. A. D. A. As dificuldades e os desafios que os professores enfrentam com as aulas remotas emergencial em meio a pandemia atual. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, Novembro 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68020>. Acesso em: 21 mar. 2021.

VILELA JUNIOR. G. B. et al. Aspectos epidemiológicos da Covid-19: uma revisão sistemática. Revista CPAQV, São Paulo, v. 12, nº. 2, p. 1-16, 2020. Disponível em: <http://www.cpaqv.org/revista/CPAQV/ojs-2.3.7/index.php?journal=CPAQV&page=article&op=view&path%5B%5D=442> Acesso em: 12 jun. 2021.

ZIMER A. F. D. O. S. et al.A educação em tempos de pandemia: um olhar para as percepções de estudantes, professores e responsáveis de escolas do Vale do Paranhana-RS sobre os impactos nas práticas escolares. Formação de professores em Revista, v. 1 n. 2 p. 90-107. Julho/dezembro de 2020. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/1917>. Acesso em: 21 mar. 2021.

Publicado

2024-07-18

Edição

Seção

Artigos Originais