ASPECTOS EXPRESSIVOS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
REVISANDO MÉTODOS NA PESQUISA QUALITATIVA
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Linguagem e Educação, Estado do ConhecimentoResumo
Como parte de um doutorado a ser concluído em 2023, compartilhamos alguns dos primeiros resultados: o estado de conhecimento sobre a prática de pesquisa no campo da Educação Ambiental (EA) referente aos trabalhos que utilizam, como procedimento de investigação, a produção audiovisual. A partir de um estudo que, inicialmente, foi aberto a outros campos do conhecimento, oportunizando o acesso a autores/as, teorias, métodos e temas de pesquisa, damos enfoque ao campo da EA. Concluímos que ele apresenta uma grande lacuna epistêmica sobre o assunto até o presente momento.
Referências
AZEVEDO, J. (1993). A estética do filme. Papirus.
Azevedo, C. T. (2013). Por uma educação ambiental biorrizomática: cartografando devires e clinamens através de processos de criação e poéticas audiovisuais. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande]. Repositório Institucional do PPGEA - FURG. http://repositorio.furg.br/handle/1/6009
Banks, M. (2009). Dados visuais para a pesquisa qualitativa. Artmed.
Benjamin, W. (1996). Obras Escolhidas. Brasiliense.
Capurro, V. P., & Carhuaz, E. O. (2018). Aportes pedagógicos a la educación ambiental: una perspectiva teórica. Revista de investigaciones Altoandinas, 20(3), 333-346. https://doi.org/10.18271/ria.2018.397
Carson, R. (2010). Primavera Silenciosa. Editora Gaia.
Costa, R. N. (2016). Contribuições do audiovisual para o campo da Educação Ambiental: hibridismo e democracia na “Capital do Petróleo”. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional da UFRJ. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14322
Dalton, M. (1996). Currículo de Hollywood: quem é o “bom” professor, e quem é a “boa” professora. Educação e Realidade, 21(1), 97-122. https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71647/40638
Dias, G. (2013). Educação Ambiental: princípios e práticas. Gaia.
Dolci, L. N., & Mollon, S. I. (2015). Educação Estético-Ambiental na produção científica de dissertações e teses no Brasil. Ambiente e Educação, 20(2), 65-80. https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5823
Duarte Júnior, J. F. (2004). O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Criar Edições.
Duarte, R. (2002). Cinema & Educação. Autêntica.
Eisenstein, S. (1990). A forma do filme. Zahar.
Estevez, P. R. (2003). A Educação Estética: experiências da escola cubana. Nova Harmonia.
Ferrés, J. (1996). Vídeo e educação. Artes Médicas.
Freire, M., & Lourdou, P. (2009). Descrever o visível - Cinema Documentário e Antropologia Fílmica. Estação Liberdade.
Gattás, C. L. M. E. (2015). Novas mediações na interface Comunicação e Educação: a educomunicação como proposta de uma educação ambiental transformadora. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-17112015-094913
Gonçalves, D. R. (2013). A produção audiovisual como mediação na prática científica. [Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-17022014-163222
Lorenzetti, L., & Delizoicov, D. (2009). La producción académica brasileña en Educación Ambiental. Utopía y Praxis Latinoamericana, 14(44), 85-100. http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1315-52162009000100007
Machado, A. (1997). Pré-cinema & pós-cinema. Papirus.
Nichols, B. (2005). Introdução ao documentário. Papirus.
Romanowski, J. P. (2002). As licenciaturas no Brasil: um balanço de teses e dissertações dos anos 90. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. https://doi.org/10.11606/T.48.2002.tde-22102014-134348
Romanowski, J. P., & Ens, R. T. (2006). As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, 6(19), 37-50.
https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176/22872
Sato, M., & Passos, L. A. (2009). Arte-educação-ambiental. Ambiente & Educação, 14(1), 43-59. https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/1136/446
Sokurov, A. (Diretor). (2000) Arca Russa [Filme]. Rússia. Hermitage Bridge Studio & Egoli Tossell Film AG.
Worth, S., & Adair, J. (1997). Through Navajo Eyes an Exploration in Film Communication and Anthropology. University of New Mexico Press.
Xavier, I. (1983). A experiência do cinema. Embrafilme.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.