EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA-LATINA: ANÁLISE COMPARATIVA DA EDUCAÇÃO NO CHILE E NO BRASIL

Palavras-chave:

Educação, Lições, Aprendizado, Desaprendizado, Chile e Brasil

Resumo

O investimento na educação é um dos principais indicativos que apontam o crescimento e o desenvolvimento econômico de um país (HANUSHEK; WÖBMANN, 2007). É a partir da educação que se proporciona à população novas oportunidades. É por meio da educação que existe a possibilidade da redução de taxas de desigualdades sociais e, consequentemente, diminuição da pobreza. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) é uma pesquisa mundial que acompanha a educação de alunos a partir dos 15 anos de idade. Ocorre de maneira trianual e possui matemática, leitura e ciências como principais habilidades a serem acompanhadas. Os dados obtidos através desse exame são divulgados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Com base nessa avaliação, que é aplicada para diversos países, houve destaque para a educação chilena que, entre os países da América do Sul, sobressaiu-se em relação aos demais, ao contrário do Brasil. Evidenciou-se no país uma educação debilitada, ocupando uma das piores posições do ranking, concernente, principalmente, aos países da América Latina. Com isso, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a educação no Chile e verificar quais as possíveis lições que o Brasil pode aprender e desaprender com o sistema educacional conduzido por aquele país. A metodologia utilizada é o estudo de caso, através de revisão bibliográfica e análise comparativa.

Publicado

2024-08-27

Edição

Seção

Artigos Originais