O CURRÍCULO COMO CONSTRUÇÃO E PRÁTICA SOCIAL
Palavras-chave:
Currículo; Educação; Cultura; Ideologia; PoderResumo
O currículo é uma etapa organizacional da Educação que pode ser definido como um projeto seletivo sociocultural, política e administrativamente condicionado, que preenche a atividade escolar que se torna realidade dentro das condições da escola tal como se acha configurada. Relacionado com a cultura, com a ideologia e com as relações de poder, todas construídas socialmente, o currículo constitui-se, também, como uma construção cultural e econômica. Dessa forma, este artigo objetivou analisar como tal constituição ocorreu e ocorre socialmente, valendo-se, metodologicamente, da revisão de literatura. Tem-se que o currículo seleciona e legitima os saberes e conhecimentos dispostos pelos âmbitos sociais, culturais e econômicos de uma sociedade, perpetuando as relações de poder existentes na sociedade ao qual está e será inserido.
Referências
ALMEIDA, Gelsom Rozentino de. Poder, Ideologia e Coerção: revisitando conceitos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 28., 2015, Florianópolis. Poder, Ideologia e Coerção: revisitando conceitos. Florianópolis: Simpósio Nacional de História, 2015. p. 1-16. Disponível em: https://bityli.com/bwSw7K. Acesso em: 07 dez. 2021.
APPLE, Michael W. A Política do Conhecimento Oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Currículo, Cultura e Sociedade. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1994. Cap. 3. p. 59-92.
APPLE, Michael W. Educação e Poder. 6. ed. Porto: Porto, 2001. 274 p. Tradução de João Menelau Paraskeva. Disponível em: https://pdfcoffee.com/apple-michael-educaao-e-poderpdf-pdf-free.html. Acesso em: 07 dez. 2021.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. 11. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1998. 1622 p. Tradução de Carmen C. Varriale, GaetanoLo Mônaco, João Ferreira, Luís Guerreiro Pinto Cacais e RenzoDini. Disponível em: https://encr.pw/RVQzH. Acesso em: 14 julho. 2023.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO .Novo Ensino Médio - perguntas e respostas. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361. Acesso em: 07 dez. 2021.
FREIRE, PAULO. Pedagogia do Oprimido. 17ª.ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1987. Acesso em 08 março 2022.
FRIEDRICH, Carln. Apud BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. 11. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1998. 1622 p. Tradução de Carmen C. Varriale, GaetanoLo Mônaco, João Ferreira, Luís Guerreiro Pinto Cacais e RenzoDini. Disponível em: https://encr.pw/RVQzH. Acesso em: 14 julho. 2023.
MACEDO, Elizabeth. CURRÍCULO: Política, Cultura e Poder. Currículo Sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 98-113, jul. 2006. Disponível em: https://biblat.unam.mx/pt/revista/curriculo-sem-fronteiras/articulo/curriculo-politica-cultura-e-poder. Acesso em: 05 dez. 2021.
PRADO, Leandro Aparecido do; ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha; ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de. CURRÍCULO: INSTRUMENTO DE PODER E DE TRANSFORMAÇÃO CULTURAL. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4., 2017, Paraná. CURRÍCULO: INSTRUMENTO DE PODER E DE TRANSFORMAÇÃO CULTURAL. Paraná: Sirsse, 2017. p. 17496-17508. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23790_12178.pdf. Acesso em: 07 dez. 2021.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed.Pono Alegre: Artmed, 2000. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:-otb5ZDLqVUJ:https://kupdf.net/download/o-curriculo-uma-reflex-atilde-o-sobre-a-pr-aacute-tica_58e037e4dc0d607a718970d6_pdf+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b-d. Acesso em: 14 julho 2023.
SANTOS, Emily. Novo ensino médio: entenda o que deve mudar a partir de 2022: o que são os itinerários formativos? e como fica a carga horária? o que vai ser obrigatório? tire suas dúvidas. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/10/10/novo-ensino-medio-entenda-o-que-deve-mudar-a-partir-de-2022.ghtml. Acesso em: 07 dez. 2021.
SANTOS, José Luiz dos. O QUE É CULTURA. 16. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009. 110 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=3232926. Acesso em: 07 dez. 2021.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 153 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=3206702. Acesso em: 07 dez. 2021
VEIGA - NETO, Alfredo. Currículo, cultura e sociedade. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 5, n. 9, p. 157-171, jul. 2004. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/6496. Acesso em: 05 dez. 2021.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.