ENSINO REMOTO EMERGENCIAL – OS DESAFIOS NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS ALUNOS DO CICLO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Maria Aparecida Mendes Tiago Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Aparecida Batista Baleeiro Silva Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Cláudia Aparecida Ferreira Machado Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Palavras-chave:

Docência. Processo de Letramento. Ensino Remoto.

Resumo

O artigo realiza uma reflexão sobre o processo de letramento dos alunos no ciclo inicial de alfabetização no ensino remoto emergencial. Tem por objetivo compreender como foram desenvolvidas as atividades de leitura, escrita e oralidade, considerando o processo de letramento em turmas do 3º ano do Ensino Fundamental durante o ensino remoto numa escola pública do município de Espinosa – Minas Gerais, entre os anos de 2020 e 2021. A metodologia adotada teve abordagem qualitativa em que procedeu-se com a realização de entrevistas semiestruturadas com três professoras de uma escola pública. As atividades durante o ensino remoto aconteceram por meio do envio de atividades e áudios explicativos através do aplicativo WhatsApp e aulas síncronas e assíncronas.  Como resultados do estudo, constatou-se que para que seja de fato possível realizar atividades de leitura, escrita e oralidade numa perspectiva de letramento, se faz necessário uma didática específica que não foi possível realizar a contento durante o ensino remoto, devido as condições de acessibilidade dos alunos aos recursos tecnológicos, bem como, as situações especificas concretas e de interação real que tal prática exige.  Conclui-se que, o contexto pandêmico que assolou o nosso país e o mundo, dificultou o processo ensino aprendizagem da leitura e escrita, especialmente para classes menos favorecidas, evidenciando a desigualdade predominante em nossa sociedade.

Palavras Chave: Docência. Processo de Letramento. Ensino Remoto.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Mendes Tiago, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Mestranda em Educação do PPGE da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Montes Claros/MG.

Aparecida Batista Baleeiro Silva, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Acadêmica de disciplina isolada do PPGE da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Cláudia Aparecida Ferreira Machado, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Professora do Professora do Programa de Pós Graduação -PPGE da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Referências

FERREIRO, E. TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira, Alfabetização de Brasileiros Piorou na Pandemia. Disponível em: https://www.poder360.com.br/educacao/alfabetizacao-de-brasileiros-piorou-na-pandemia-diz-inep/#:~:text=A%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20dos%20brasileiros%20durante,33%2C8%25%20em%202021.pesquisado em 01/10/2022 as 15H36min.

KLEIMAN, Angela. Os significados do Letramento. São Paulo: Mercado das Letras, 1995.

LANA, Raquel Martins et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2020, v. 36, n. 3 [Acessado 30 Julho 2021] , e00019620. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00019620>. Epub 13 Mar 2020. ISSN 1678-4464. https://doi.org/10.1590/0102-311X00019620.

MACHADO, Patrícia Lopes Pimenta. Educação em tempos de pandemia: O ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 58-68. Junho de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia

MINAYO. Maria Cecília de Souza. Pesquisa social Teoria, método e criatividade. 21ª Edição. Ed. Vozes, Petrópolis, 2002.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia. 2008. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/inovhtm. Pesquisado em 23/07/2021.

Organização Mundial da Saúde (OMS) - Disponível em:https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 28 de jul. 2021.

SOARES, Magda. Letramento – um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. a.

SOARES, Magda. Letramento – um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.b.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2004.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ. no.25 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2004. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49ª ed, São

Paulo: Cortez, 2008.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003. a.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003. b

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ. no.25 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2004. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf

SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. Caderno de Pesquisa. São Paulo (52): 18-24. fev. 1985. Disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/25anos/files/arquivo/5-Artigo-As-muitas-facetas-da-alfabetizacao.pdf

SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Trabalho apresentado no GT Alfabetização, Leitura e Escrita, durante a 26ª Reunião Anual da ANPEd, realizada em Poços de Caldas, MG, de 5 a 8 de outubro de 2003.b

STREET, Brian. Letramentos Sociais: Abordagens críticas do Letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação/Brian V. Street; tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987

VYGOTSKY, L.S. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Artigos de Revisão