PRÁTICAS DOCENTES E O LETRAMENTO DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Letramento. Alfabetização. Práticas docentesResumo
Este artigo apresenta as contribuições das práticas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental no letramento dos alunos de uma escola privada, situada na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Analisa, a partir dos relatos das colaboradoras, as diversas formas de letramento praticadas no ambiente escolar, assim como discute a indissociabilidade do letramento e alfabetização, uma vez que a construção da linguagem escrita e da leitura se dá como trabalho contínuo. A metodologia aplicada seguiu uma abordagem qualitativa e, como técnica, o estudo de caso. As informações foram coletadas via questionário aplicado a 3 (três) docentes que atuam em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo uma do 1º, outra do 2º e 3º ano. Ao chegar ao ambiente escolar, a criança já possui diversos tipos de conhecimento construídos a partir das experiências vivenciadas com outras pessoas e com eventos que podem contribuir com sua compreensão sobre a leitura, a escrita e a fala. No entanto, é na escola que, para a maioria das crianças, o processo de alfabetização e letramento se efetiva. Os dados coletados indicam que em geral as professoras participantes apresentaram concepções pertinentes sobre alfabetização e letramento, sabendo que, embora esses termos possuam conceitos distintos, são indissociáveis e precisam ser trabalhados de forma conjunta. Verificou-se que as práticas daquelas professoras são promotoras do processo de alfabetização e letramento, ou seja, as crianças utilizam a leitura, a escrita e a fala em situações sociais.
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