INTERFACES ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, ALFABETIZAÇÃO E O PAPEL DO PROFESSOR EM UMA PERSPECTIVA DE ENSINO DISRUPTIVA

Autores

  • Carolina Paiva de Faria Universidade de Brasília
  • Elisângela dos Santos Clementino
  • Lúcio França Teles

Palavras-chave:

: Inteligência Artificial. Aprendizagem. Papel do professor.

Resumo

A sociedade pós-moderna impõe novos desafios aos mais variados campos. No ambiente educacional não é diferente. Assim sendo, a reflexão sobre o papel da escola diante de um mundo digitalizado e multifacetado torna-se um caminho incontornável e necessário na busca por um ensino condizente com as demandas da contemporaneidade. O presente estudo tem como objetivo discutir a interface entre a inteligência artificial e o papel docente na promoção da aprendizagem colaborativa e crítica direcionada à produção de textos escritos. A partir de uma pesquisa documental e bibliográfica, foram analisadas questões concernentes às demandas da escola atual, bem como as projeções para o uso da Inteligência Artificial nos processos educacionais. O desenho metodológico do presente trabalho se deu a partir da coleta de dados realizada no Google Acadêmico, considerando os estudos publicados no período de 2020 a 2023, utilizando os descritores “Inteligência Artificial e educação”; “ChatGPT e educação” e “Inteligência Artificial e sistemas tutores inteligentes” com seleção de cinco trabalhos. Concluiu-se que a IA tem se mostrado uma ferramenta propícia para o ensino-aprendizagem de habilidades linguísticas, proporcionando vantagens significativas aos estudantes, sendo o professor um personagem indispensável nesse cenário.

Palavras-chave: Inteligência Artificial. Aprendizagem. Papel do professor.

Publicado

2024-08-27

Edição

Seção

Artigos de Revisão