ABORDAGEM DE GENÊROS DO DISCURSO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LINGUA PORTUGUESA: UMA AVALIAÇÃO BEM SUCEDIDA OU NÂO?

Autores

  • Anny Karoline Santana Silva Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

educação básica. gêneros do discurso. livro didático. tipologias discursivas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar qual abordagem (teórico-metodológica) do conceito de gêneros do discurso é adotada em um livro didático de Língua Portuguesa ofertado para o 2° ano do EM. Para tanto, recorremos aos estudos de Bakhtin (2006), Dolz e Schneuwly (2004) e Maingueneau (2013), buscando estabelecer e articular o aporte teórico. A base metodológica mobilizada é a descritiva e qualitativa, que possibilita conceituar e descrever os dados extraídos: um capítulo do livro didático Ser Protagonista: língua portuguesa (2016), acerca do gênero resenha. Os resultados mostraram que os conceitos de “gênero” e “tipo de discurso” são comumente relacionados como se fossem uma coisa só, influenciando na abordagem do conceito de gêneros do discurso em um material didático específico.

Referências

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Publicado

2024-07-18

Edição

Seção

Artigos de Revisão