ABORDAGEM DE GENÊROS DO DISCURSO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LINGUA PORTUGUESA: UMA AVALIAÇÃO BEM SUCEDIDA OU NÂO?
Palavras-chave:
educação básica. gêneros do discurso. livro didático. tipologias discursivas.Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar qual abordagem (teórico-metodológica) do conceito de gêneros do discurso é adotada em um livro didático de Língua Portuguesa ofertado para o 2° ano do EM. Para tanto, recorremos aos estudos de Bakhtin (2006), Dolz e Schneuwly (2004) e Maingueneau (2013), buscando estabelecer e articular o aporte teórico. A base metodológica mobilizada é a descritiva e qualitativa, que possibilita conceituar e descrever os dados extraídos: um capítulo do livro didático Ser Protagonista: língua portuguesa (2016), acerca do gênero resenha. Os resultados mostraram que os conceitos de “gênero” e “tipo de discurso” são comumente relacionados como se fossem uma coisa só, influenciando na abordagem do conceito de gêneros do discurso em um material didático específico.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-269.
BARRETO, Ricardo Gonçalves et al. Ser protagonista: língua portuguesa, 2° ano: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016. (Coleção ser protagonista)
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: língua portuguesa — guia de livros didáticos — Ensino Médio/ Ministério da Educação — Secretária de Educação Básica — SEB — Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita — elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. (Coleção as faces da linguística aplicada)
FOUCAULT, Michel. O Que É um Autor? Lisboa: Passagem, 1992.
MAINGUENEAU, Dominique. Tipos e gêneros de discurso. In: MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Tradução de Maria Cecília P. de Souza-e-Silva, Décio Rocha. 6. ed. ampl. São Paulo: Cortez, 2013, p. 65-80.
MUSSALIM, Fernanda. O impacto da investigação nos domínios da linguagem nas propostas educacionais de língua portuguesa no Brasil. In: CUNHA, Juliana; CARVALHO, José António Brandão (Org). Ensino da Língua Portuguesa: Dimensões, contextos, pedagogias e práticas. Minho: Centro de Investigação em Educação, 2020.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.