A FIGURAÇÃO DO LEITOR EM TÃO LONGO AMOR TÃO CURTA A VIDA, DE HELDER MACEDO

A FIGURAÇÃO DO LEITOR EM TÃO LONGO AMOR TÃO CURTA A VIDA, DE HELDER MACEDO.

Autores

  • Geuvana Vieira de Oliveira Maia Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Viviane

Palavras-chave:

figuração; leitor; romance; Helder Macedo.

Resumo

RESUMO: presente artigo pretende analisar a maneira como o escritor português Helder Macedo representa o leitor e a escrita literária em Tão longo amor tão curta a vida.  Esse romance possui a elaboração estética de uma narrativa com diversas vozes e vários assuntos que se entrecruzam. As estórias são contadas por um narrador de terceira pessoa o desmembramento do narrador em autor ficcional que contam os acontecimentos no livro, e que intercala com Vítor e as falas dos personagens no texto. Também possui duas personagens, ambas de nome Lênia. Propõe-se, neste trabalho, apresentar a maneira como o romance figura a leitura através de uma enunciação que é apresentada desde o título até o desenlace de toda a trama narrativa. A pesquisa utiliza o método qualitativo com o referencial teórico dos autores: Bakhtin (1993); Barthes (1988), Compagnon (2001), Iser (2002), Piglia (2006) e outros. O texto mostra leituras da tradição da literatura portuguesa realizada em sua composição, ao mesmo tempo, que expõe diversas estórias que são contadas e recontadas no livro. Ele precisa de um leitor que siga as trilhas atentamente para não se perder no labirinto narrativo. Uma vez que o leitor, não lê somente o texto do Macedo, mas também, outros textos lidos pelas vozes narrativas de personagens e narradores. Assim, tanto a leitura como a escrita literária são temas importantes abordados como reflexão na composição estética de Tão longo amor tão curta a vida.

 

Palavras-chave: figuração; leitor; romance; Helder Macedo.

Biografia do Autor

Viviane

Viviane Rodrigues Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Possui pós-graduação stricto sensu - mestrado em Letras / Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES e pós-Graduação lato sensu em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa; Supervisão Escolar; Coordenação Pedagógica; Psicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva. Possui graduação em Letras / Português; Pedagogia e Educação Especial. Atualmente é professora de ensino superior na Universidade Estadual de Montes Claros e professora da educação básica na Escola Estadual Joaquim de Freitas. Tem experiência na área de letras e práticas de ensino, atuando principalmente na investigação nos seguintes temas: práticas de ensino, formação de professores, discursos e letramentos.

Referências

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Publicado

2024-08-27

Edição

Seção

Artigos Originais