METODOLOGIA ADAPTADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL PARA AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Atividade Física, Autismo, Inclusão social, Educação FísicaResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, que afeta o comportamento social, cognitivo e motor do indivíduo. A educação física enquanto possibilidade para a inclusão social do aluno autista, desde que pensada de forma adaptada e singular pelo docente, no contexto escolar, pode ser suporte para a melhora significativa da relação interpessoal do autista. Este estudo teve como objetivo, analisar se o emprego de uma metodologia adaptada para um aluno com TEA, utilizada nas aulas de Educação Física, melhora o seu nível de interação social. Trata-se de um estudo de caso com abordagem observacional e de análises qualitativas. Participou do estudo uma criança de 8 anos de idade, matriculada no ensino regular municipal de uma escola na cidade de Montes Claros-MG. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o Protocolo de Observação Comportamental (PROC) estruturado, que foi preenchido durante a primeira observação in loco, e na última observação. Se constituíram ao todo de 12 intervenções, sendo duas por semana, durante 50 minutos, utilizando-se de planos de aula adaptados nos horários da Educação Física. Ao final das intervenções, foi verificado melhora significativa nas habilidades comunicativas, compreensão verbal e aspectos do desenvolvimento cognitivo do aluno observado. Os achados nos permitem concluir que a metodologia adaptada utilizada nas aulas de educação física constitui um eficiente instrumento na inclusão social de crianças com TEA, otimizando o processo de sociabilização e desenvolvimento do mesmo.
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