METODOLOGIA ADAPTADA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL PARA AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

Palavras-chave:

Atividade Física, Autismo, Inclusão social, Educação Física

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, que afeta o comportamento social, cognitivo e motor do indivíduo. A educação física enquanto possibilidade para a inclusão social do aluno autista, desde que pensada de forma adaptada e singular pelo docente, no contexto escolar, pode ser suporte para a melhora significativa da relação interpessoal do autista. Este estudo teve como objetivo, analisar se o emprego de uma metodologia adaptada para um aluno com TEA, utilizada nas aulas de Educação Física, melhora o seu nível de interação social. Trata-se de um estudo de caso com abordagem observacional e de análises qualitativas. Participou do estudo uma criança de 8 anos de idade, matriculada no ensino regular municipal de uma escola na cidade de Montes Claros-MG. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o Protocolo de Observação Comportamental (PROC) estruturado, que foi preenchido durante a primeira observação in loco, e na última observação. Se constituíram ao todo de 12 intervenções, sendo duas por semana, durante 50 minutos, utilizando-se de planos de aula adaptados nos horários da Educação Física. Ao final das intervenções, foi verificado melhora significativa nas habilidades comunicativas, compreensão verbal e aspectos do desenvolvimento cognitivo do aluno observado. Os achados nos permitem concluir que a metodologia adaptada utilizada nas aulas de educação física constitui um eficiente instrumento na inclusão social de crianças com TEA, otimizando o processo de sociabilização e desenvolvimento do mesmo. 

Biografia do Autor

Wellington Danilo Soares, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutor em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde/Unimontes

Brenda Silva Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil – Concepção, desenho da pesquisa e redação do manuscrito. E-mail: brendasilva0201@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1077-9866.

Paulo Eduardo Gomes de Barros, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em Educação Física pela Católica de Brasília e docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, MG, Montes Claros, Brasil, Coleta dos dados. E-mail: paulo.barros@unimontes.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5320-9615.

Walter Luiz Moura, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil – Análise me interpretação dos dados. E-mail: walter.moura@unimontes.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0912-3333.

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Publicado

2024-08-27

Edição

Seção

Artigos Originais