ENFRENTAMENTOS COTIDIANOS DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA

Autores

Resumo

Compartilhar vivências de residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) de uma instituição de ensino superior do Estado de Minas Gerais, do curso de Licenciatura em Matemática, em uma escola pública da cidade, parceira do Programa, sobre a temática da inclusão de alunos imigrantes e seus enfrentamentos cotidianos é objetivo desse relato. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no contexto supracitado, foi produzido um questionário anônimo, disponibilizado em dois idiomas – português e inglês – e respondido por estudantes matriculados no Ensino Fundamental e Médio. Tais dados foram tomados como fonte narrativas a partir das quais foram evidenciados alguns enfretamentos cotidianos dos estudantes estrangeiros na escola. Os dados dizem sobre a dificuldade de adaptação ao idioma, o estranhamento das pessoas diante de seus costumes, crenças e religião e o fato de muitos conteúdos matemáticos terem sido vistos, anteriormente, em seus países de origem. Concluiu-se que a maioria dos estudantes estão integrados, mas não incluídos na escola.

Biografia do Autor

Brenda Dias Lopes, UFU

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia. Participou do Programa Institucional de Graduação Assistida - PROSSIGA, Subprograma - Combate à retenção e Evasão 2020, no projeto "Novas metodologias para permanência e apoio aos ingressantes nos cursos de Matemática" e Pibid. Atualmente é bolsista no Programa Residência Pedagógica.

Tamiris Teixeira de Carvalho, UFU

Graduanda em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) , do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) no qual estudou sobre a criação do curso de Licenciatura em Matemática da UFU (1968-1980) e ,atualmente, é bolsista do projeto de extensão ?A organização do ensino de Matemática: parceria Universidade/Escola? coordenado por uma docente da FAMAT. Tenho interesse em propostas que envolvem: formação de professores quem ensinam Matemática, ensino e aprendizagem de Matemática e Educação Matemática.

Walyssom Miranda Medeiros, UFU

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Educacional de Fernandópolis/FEF (2014); Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGED, oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU). Atuou como professor de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio na cidade de Uberlândia/MG, nas respectivas escolas: Escola Estadual Ângela Teixeira da Silva (2016); Escola Estadual Antônio Thomaz Ferreira de Rezende (2017-2021); Escola Estadual Neuza Rezende (2016; 2021); Escola Municipal do Bairro Shopping Park (2018-2019). Atualmente é professor em efetivo exercício na Escola Estadual Antônio Thomaz Ferreira de Rezende (PEB I A - Matemática).

Referências

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Publicado

2024-07-18

Edição

Seção

Relatos de Experiência