ENFRENTAMENTOS COTIDIANOS DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA
Resumo
Compartilhar vivências de residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) de uma instituição de ensino superior do Estado de Minas Gerais, do curso de Licenciatura em Matemática, em uma escola pública da cidade, parceira do Programa, sobre a temática da inclusão de alunos imigrantes e seus enfrentamentos cotidianos é objetivo desse relato. Para tanto, a partir de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no contexto supracitado, foi produzido um questionário anônimo, disponibilizado em dois idiomas – português e inglês – e respondido por estudantes matriculados no Ensino Fundamental e Médio. Tais dados foram tomados como fonte narrativas a partir das quais foram evidenciados alguns enfretamentos cotidianos dos estudantes estrangeiros na escola. Os dados dizem sobre a dificuldade de adaptação ao idioma, o estranhamento das pessoas diante de seus costumes, crenças e religião e o fato de muitos conteúdos matemáticos terem sido vistos, anteriormente, em seus países de origem. Concluiu-se que a maioria dos estudantes estão integrados, mas não incluídos na escola.
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