AS VIDEOAULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DOS (MULTI)LETRAMENTOS
Palavras-chave:
(Multi)letramentos. Videoaulas. Formação docente. Educação Básica.Resumo
Este artigo teve como objetivo refletir sobre as videoaulas de Língua Portuguesa, do 1.º ao 5.º ano, na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, que auxiliaram o processo formativo docente no momento pandêmico, sob a perspectiva dos (multi)letramentos. Para tanto, empregou-se uma abordagem metodológica qualitativa-interpretativa das sequências didáticas dos anos iniciais da Educação Básica, disponibilizadas pelo canal TV Escola Curitiba, no Youtube, tendo em vista que todas as aulas seguiam, essencialmente, o mesmo “roteiro”. Analisou-se de que modo essas videoaulas contribuíram na formação dos professores. Os resultados da análise revelaram que as videoaulas contribuíram (e ainda contribuem) para a formação docente, pois valorizaram, além de outros aspectos, as múltiplas linguagens e culturas nas atividades planejadas, além de propiciar reflexões pertinentes ao currículo, e a própria BNCC, por meio de um planejamento diversificado aos professores das escolas de Curitiba.
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