AS VIDEOAULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DOS (MULTI)LETRAMENTOS

Autores

  • Luciana Schuartz Brandt UTFPR/SME

Palavras-chave:

(Multi)letramentos. Videoaulas. Formação docente. Educação Básica.

Resumo

Este artigo teve como objetivo refletir sobre as videoaulas de Língua Portuguesa, do 1.º ao 5.º ano, na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, que auxiliaram o processo formativo docente no momento pandêmico, sob a perspectiva dos (multi)letramentos. Para tanto, empregou-se uma abordagem metodológica qualitativa-interpretativa das sequências didáticas dos anos iniciais da Educação Básica, disponibilizadas pelo canal TV Escola Curitiba, no Youtube, tendo em vista que todas as aulas seguiam, essencialmente, o mesmo “roteiro”. Analisou-se de que modo essas videoaulas contribuíram na formação dos professores. Os resultados da análise revelaram que as videoaulas contribuíram (e ainda contribuem) para a formação docente, pois valorizaram, além de outros aspectos, as múltiplas linguagens e culturas nas atividades planejadas, além de propiciar reflexões pertinentes ao currículo, e a própria BNCC, por meio de um planejamento diversificado aos professores das escolas de Curitiba.

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Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Artigos Originais