ACESSO PARA TODOS: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Heverton Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos, REA, Educação Especial, Educação Inclusiva

Resumo

Investigar a utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REA) como ferramenta para promover o acesso inclusivo na Educação Básica. Os REA permitem acesso, inclusão e personalização dos materiais, resultando em repercussões significativas para a Educação Inclusiva. O objetivo geral é analisar as implicações e aplicações dos REA na Educação Básica, com foco na perspectiva da Educação Inclusiva. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa exploratória e descritiva. Os resultados buscam contribuir para a compreensão dos REA como um conhecimento coletivo e propriedade social, e explorar sua aplicabilidade na área da Educação Inclusiva.

Referências

AMIEL, T.; OREY, M.; WEST, R. Recursos Educacionais Abertos (REA): modelos para localização e adaptação. ETD - Educação Temática Digital: 2010, p. 112–125.

BOURDIEU, P. L'école conservatrice. Les inégalités devant l'école et devant la culture. In: Revue française de sociologie: 1966, vol. 7, p. 325-347.

BRASIL, 1988. Constituição: República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em 09 de jun. 2023.

BRASIL, 2014. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 05 de jul. 2023.

BRASIL, 2018. Portaria nº 451, de 16 de maio de 2018. Define critérios e procedimentos para a produção, recepção, avaliação e distribuição de recursos educacionais abertos ou gratuitos voltados para a educação básica em programas e plataformas oficiais do Ministério da Educação. Disponível em: https://educacaoconectada.mec.gov.br/images/pdf/portaria_451_16052018.pdf. Acesso em 05 de jul. 2023.

DOWNES, S. Models for sustainable open educational resources. Interdisciplinary Journal of Knowledge and Learning Objects. 2007, p. 29-44. Disponível em: https://www.oecd.org/education/ceri/36781698.pdf . Acesso em: 27 mai. 2023.

FURTADO, D. F. Guia de bolso da educação aberta. Brasília, DF: Iniciativa Educação Aberta, 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

MANTOAN, M T. E.. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Summus, 2015

MITTLER, P. Educação Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

OLIVEIRA; H. F. de; MAFRA, L. A. S. Além da superfície: Por que os recursos educacionais abertos são mais do que apenas arquivos da internet?. Cadernos de Estudos Interdisciplinares, v. 5, n. 2, p. 36-41, 10 jul. 2023.

PINTO, C. A. S.; MÜLBERT, A. L.; SPANHOL, F. J., PEREIRA, A. T. C. Práticas para criação e distribuição de materiais didáticos para educação a distância: conteúdos abertos ou proprietários? Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre: UFRGS, v. 9, n. 1, p. 1-9, 2011. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/21932. Acesso em: 05 jul. 2014.

SILVA, E. L.; CAFÉ, L.; CATAPAN, A. H. Os objetos educacionais, os metadados e os repositórios na sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília: IBICT, v. 39, p. 93-104, 2010. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ci/a/y3TDqgmMh3xJB8GcNVphRhw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 jul. 2023.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.

STAROBINAS, L. REA na educação básica: a colaboração como estratégia de enriquecimento dos processos de ensino-aprendizagem. In: Recursos Educacionais Abertos. Práticas colaborativas e políticas públicas. (Orgs) SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N.L. São Paulo/Salvador: Casa de Cultura Digital/EDUFBA, 2012. p. 121-129. Disponível em: http://www.aberta.org.br/livrorea/livro/home.html. Acesso em: 27 mai. 2023.

UNESCO. Report. In: Forum on the impact of Open Courseware for higher Education in developing countries. Final report. Paris: Unesco, 2002. p. 1 - 30. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001285/128515e.pdf. Acesso em: 26 mai. 2023.

VEIGA, M. G. Direito à Educação e os recursos educacionais abertos (REA) no auxílio às coordenações pedagógicas em época de pandemia. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 14, 19 de abril de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/14/direito-a-educacao-e-os-recursos-educacionais-abertos-rea-no-auxilio-as-coordenacoes-pedagogicas-em-epoca-de-pandemia Acesso em: 05 jul. 2023.

WILEY, D. On the sustainability of open educational resource initiatives in higher education. OECD Expert Meeting on Open Educational Resources: A Policy Forum. Paris, France, 2007.

Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Artigos Originais