SAÚDE MENTAL DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO NO BRASIL

REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Nadynne Araújo de Oliveira Universidade Federal da Amazonas/UFAM
  • Ewerton Helder Bentes de Castro Universidade Federal da Amazonas/UFAM

Palavras-chave:

Saúde Mental, Professores, Ensino Fundamental, Saúde-Doença

Resumo

Objetivo: identificar estudos científicos sobre saúde mental de professores do Ensino Fundamental em escolas públicas do Brasil. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com busca nas bases de dados SciElo, BVSalud, Portal de Periódicos da CAPES e Google Scholar, em português, inglês e espanhol, publicados nos últimos 5 anos com os seguintes descritores: saúde mental; professores/docentes; ensino fundamental; escola pública. Resultados: foram organizados em sete categorias: A saúde mental/adoecimento mental; As condições e exigências do trabalho; Ser mulher é fator de risco; A desvalorização ou “desprofissionalização”; A violência na escola; A saúde do corpo; Negação e afastamento; Histórias e condições de vida dos alunos. Conclusão: considera-se que os professores continuam adoecendo pelos mesmos motivos há muitos anos, a díade saúde-doença tem sido pesquisada pelo viés da doença, os professores precisam de intervenção em saúde e psicoeducação, e as pesquisas científicas precisam alcançar a esfera educacional do país. 

Biografia do Autor

Nadynne Araújo de Oliveira, Universidade Federal da Amazonas/UFAM

Mestranda em Psicologia pela UFAM. Manaus/AM.

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal da Amazonas/UFAM

Pós doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. Docente do Departamento de Psicologia da UFAM - Manaus/AM.

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Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Artigos de Revisão