A ASSOCIAÇÃO ENTRE A SÍFILIS GESTACIONAL, A SÍFILIS CONGÊNITA E MÚLTIPLOS INDICADORES
Palavras-chave:
Gestantes. Notificação de Doenças. Perfil Epidemiológico. Sífilis Congênita. Transmissão vertical de doença infecciosa.Resumo
Objetivo: Analisar a associação entre o número de casos de sífilis na gestação, de sífilis congênita e os múltiplos indicadores da Mesorregião do Norte de Minas Gerais. Materiais e métodos: Trata-se de estudo transversal, descritivo, analítico e com abordagem quantitativa. O período estabelecido do estudo foi do ano de 2010 ao ano de 2018, com análise de dados da Mesorregião do Norte de Minas Gerais. Como critério de inclusão, foram selecionados os municípios da Mesorregião do Norte de Minas Gerais com informações disponíveis sobre os múltiplos indicadores. Excluíram-se 10 (dez) municípios por não atenderem ao critério; 79 municípios foram utilizados para o estudo. Foram utilizados múltiplos indicadores para verificar a associação entre estes e o número de casos de sífilis em gestantes e da sífilis congênita utilizando o Modelo Linear Generalizado de Poisson. Resultados: Houve associação significativa entre o número de casos de sífilis em gestantes e a sífilis congênita e os múltiplos indicadores. A redução do número de casos de sífilis foi significativa em relação ao maior número de enfermeiros (as), outra associação encontrada foi em relação ao aumento de cobertura da população pela Estratégia de Saúde da Família, quanto maior a cobertura, menor o número de casos de sífilis, dentre outras associações significativas. Conclusão: A mudança dos múltiplos indicadores reduz o número de casos de sífilis, o que pode orientar para a necessidade de mudanças políticas, estruturais na assistência ao pré-natal.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.