O IMPACTO DAS TIC'S NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE E TECNOLÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação. Desenvolvimento Regional. Ensino Profissional e TecnológicoResumo
Nos últimos tempos, a tecnologia foi modificada e aperfeiçoada para melhor atender as necessidades do ser humano, ou seja, da sociedade, proporcionando a revolução da tecnologia da informação. Dessa maneira os avanços tecnológicos, expressaram relevância nos setores público e privado, bem como no cenário político, econômico, social e principalmente educacional, pois contribuem nos processos do desenvolvimento regional ao global. As mudanças de forma acelerada, produziram transformações, tornando indispensável o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) na educação, especialmente no Ensino Profissionalizante e Tecnológicos (EPT). Este trabalho objetivou apresentar uma revisão bibliográfica para a reflexão sobre a importância das TIC’s para o desenvolvimento regional a partir da formação de jovens e adultos em cursos profissionalizantes. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa que se caracteriza como exploratória, a partir da literatura de diversos autores de artigos e livros. A pesquisa sobre o uso das TICs e seus impactos na aprendizagem é de extrema importância para o campo educacional, primordialmente que diz respeito à formação técnica e à integração de novos profissionais no mercado de trabalho. Isso se deve ao fato de que a formação desses profissionais desempenha um papel relevante no desenvolvimento regional. As TICs estão cada vez mais presentes na vida dos alunos e, simultaneamente, têm o potencial de agir como facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, há necessidade de se romper com os paradigmas tradicionais para que se alcancem objetivos propostos para a educação profissionalizante, afinal o conhecimento é hoje o principal fator da produção e a formação de cidadãos conscientes
Referências
BANDEIRA, A.; ALVES, J. C. As tecnologias da informação e comunicação e gestão escolar: um estudo de caso no contexto do ensino técnico-profissionalizante. Anais VII CONEDU – Ed Online .2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID3441_21092020172856.pdf. Acesso em 25 out 2022.
BENTO, D. F. C. Políticas de qualificação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho em regiões periféricas: o caso do município de Ipojuca (PE). 2016. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
BRASIL, M.S.; GABRY, M. C. F. AS COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS E O USO DAS TICS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 6, p. 286-300, 2022.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
FERES, A. R. et al. Estudo sobre as concepções de professores de Química quanto à inserção das TIC na Educação Básica. 2018.
FOUNTAIN, J. Questões Centrais no Desenvolvimento Político do Estado Virtual. São Paulo: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005 Disponível em:
<http://biblio.ual.pt/Downloads/REDE.pdf>. Acesso em: 20 out. 2021.
GRAÇA, A. A importância das TIC na sociedade atual. Nota Positiva. São Paulo, 2007. Disponível em:
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trabestudantes/tic/10importanctic.htm. Acesso em: 24 out. 2021.
GÓES, F. dos S. N.; DE CAMARGO, R. A. A. As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem na educação profissional de nível médio em enfermagem. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância 2012, 2012.
HAMMES, M. R.; FISTAROLKRÜGER, R. Inserção de TIC’s no ensino fundamental, desempenho escolar e formação de empreendedores: limites e possibilidades no contexto brasileiro, In: 62º ICSB World Conference : June 2017 Buenos Aires Argentina / Rubén Ascúa ; Sonia Roitter ; Lorena Castillo. - 1.ed. - Rafaela: Asociación Civil Red Pymes Mercosur, 2017. p. 416.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7 ed.), São Paulo: Cortez, 2010.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC). Curso Pós Docência. Tópico 4 – Epistemologia da Educação Profissional e Conceitos Fundamentais da EP, 2020.
KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2012.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 34. ed. Rio de Janeiro. 2008. 204 p
MARTINSI. M.C. Situando o uso da mídia em contextos educacionais. 2008. Disponível em:http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2008/12/
situando-o-uso-da-mdia-em-contextos.html. Acesso: 23 out 2021.
MORAES, R. C. C. de. Educação a distância e efeitos em cadeia. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 547-559, maio/ago. 2010.
NASCIMENTO, R. P.; ANDRADE, R. C. S. O crescimento de instituições de ensino superior privadas e o desenvolvimento local. DataGramaZero - Revista de Informação, v. 12, n. 6, p. A05, dez. 2011.
NAZZARI, R. K. et al. Desenvolvimento, capital social e educação no Brasil. In: Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 3. Anais do III Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Cascavel, 2004. v. 1. p. 1-7.
PORCARO, R. M. Tecnologia da Comunicação e Informação e Desenvolvimento: Políticas e estratégias de inclusão digital no Brasil. Textos para Discussão (Rio de Janeiro), v. 1147, p. 01-97, 2006. pag2
PACIEVITCH, T. Tecnologia da Informação e Comunicação. Info-escola, Disponível em: http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/ – Acesso em 29 de maio de 2014.
PANTOJA, V. C. e BETINI, R. C. Tecnologia da informação e comunicação como colaboradora para a inclusão social. 2º Contecsi – Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, São Paulo n. 02, 2010.
Disponível em: http://www.contecsi.fea.usp.br/2contecsi/port/. Acesso em: 23 out 2021.
PEREIRA, D. M e SILVA, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas Vitória da Conquista-BA, Bahia n. 10, p. 151-174, 2010.
PEREIRA, L. A. C.; DA CRUZ, J. L. V. Os institutos federais e o desenvolvimento regional: interface possível. HOLOS, v. 4, p. 1-18, 2019.
SANTOS, C. A. Competência em informação na formação básica dos estudantes da educação profissional e tecnológica. Tese de doutorado, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2017.
SANTOS, G. F.; SOUZA.T. M. M; RIBEIRO, J. C. S. TICs E EDUCAÇÃO: desafios e perspectivas no século XXI. TICs & EaD em Foco, v. 3, n. 2, 2017.
SILVA, R. et. Al.; Pedagogia social: contribuições para uma teoria geral da educação social. V.2. São Paulo: Expressão e arte, 2011.
SOUZA, D. L. de; CASTRO JUNIOR, L. G. de; FERRIGINI, Lílian; MEDEIROS, N. C. D. de. Acesso à educação superior e desenvolvimento regional: como esses construtos se relacionam? Gestão & Regionalidade, v. 30, n. 89, p. 75-87, mai./ago., 2014.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.