O IMPACTO DAS TIC'S NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE E TECNOLÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação. Desenvolvimento Regional. Ensino Profissional e Tecnológico

Resumo

Nos últimos tempos, a tecnologia foi modificada e aperfeiçoada para melhor atender as necessidades do ser humano, ou seja, da sociedade, proporcionando a revolução da tecnologia da informação. Dessa maneira os avanços tecnológicos, expressaram relevância nos setores público e privado, bem como no cenário político, econômico, social e principalmente educacional, pois contribuem nos processos do desenvolvimento regional ao global. As mudanças de forma acelerada, produziram transformações, tornando indispensável o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) na educação, especialmente no Ensino Profissionalizante e Tecnológicos (EPT). Este trabalho objetivou apresentar uma revisão bibliográfica para a reflexão sobre a importância das TIC’s para o desenvolvimento regional a partir da formação de jovens e adultos em cursos profissionalizantes. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa que se caracteriza como exploratória, a partir da literatura de diversos autores de artigos e livros. A pesquisa sobre o uso das TICs e seus impactos na aprendizagem é de extrema importância para o campo educacional, primordialmente que diz respeito à formação técnica e à integração de novos profissionais no mercado de trabalho. Isso se deve ao fato de que a formação desses profissionais desempenha um papel relevante no desenvolvimento regional. As TICs estão cada vez mais presentes na vida dos alunos e, simultaneamente, têm o potencial de agir como facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, há necessidade de se romper com os paradigmas tradicionais para que se alcancem objetivos propostos para a educação profissionalizante, afinal o conhecimento é hoje o principal fator da produção e a formação de cidadãos conscientes

Biografia do Autor

Adriana Cristina Silva, UEMG

Mestre em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto, 2017. Especialista em Administração de Marketing pelo INPG, 1998, Gestão Pública pela Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves da UEMG, 2015 e Planejamento,Implementação e Gestão EAD pela UFF, 2016. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Uberaba,1996 e Administração pela FIAR, 2018. Membro efetivo da Academia Frutalense de Letras, empossada cadeira nº17 - Patrono Rubem Fonseca. Atua como coordenadora da qualidade / RD do Sistema de Gestão da Qualidade da Construtora Bom Teto Ltda e Professora Universitária UEMG/Unidade Frutal. Professora e Coordenadora Curso Técnico em Administração e Vendas Escola Estadual Lauriston de Souza. Pesquisa Comunicação e Equidade registrado no Diretório do CNPq e na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEMG/Frutal.

Referências

BANDEIRA, A.; ALVES, J. C. As tecnologias da informação e comunicação e gestão escolar: um estudo de caso no contexto do ensino técnico-profissionalizante. Anais VII CONEDU – Ed Online .2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID3441_21092020172856.pdf. Acesso em 25 out 2022.

BENTO, D. F. C. Políticas de qualificação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho em regiões periféricas: o caso do município de Ipojuca (PE). 2016. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

BRASIL, M.S.; GABRY, M. C. F. AS COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS E O USO DAS TICS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 6, p. 286-300, 2022.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

FERES, A. R. et al. Estudo sobre as concepções de professores de Química quanto à inserção das TIC na Educação Básica. 2018.

FOUNTAIN, J. Questões Centrais no Desenvolvimento Político do Estado Virtual. São Paulo: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005 Disponível em:

<http://biblio.ual.pt/Downloads/REDE.pdf>. Acesso em: 20 out. 2021.

GRAÇA, A. A importância das TIC na sociedade atual. Nota Positiva. São Paulo, 2007. Disponível em:

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trabestudantes/tic/10importanctic.htm. Acesso em: 24 out. 2021.

GÓES, F. dos S. N.; DE CAMARGO, R. A. A. As novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem na educação profissional de nível médio em enfermagem. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância 2012, 2012.

HAMMES, M. R.; FISTAROLKRÜGER, R. Inserção de TIC’s no ensino fundamental, desempenho escolar e formação de empreendedores: limites e possibilidades no contexto brasileiro, In: 62º ICSB World Conference : June 2017 Buenos Aires Argentina / Rubén Ascúa ; Sonia Roitter ; Lorena Castillo. - 1.ed. - Rafaela: Asociación Civil Red Pymes Mercosur, 2017. p. 416.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7 ed.), São Paulo: Cortez, 2010.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC). Curso Pós Docência. Tópico 4 – Epistemologia da Educação Profissional e Conceitos Fundamentais da EP, 2020.

KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 34. ed. Rio de Janeiro. 2008. 204 p

MARTINSI. M.C. Situando o uso da mídia em contextos educacionais. 2008. Disponível em:http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2008/12/

situando-o-uso-da-mdia-em-contextos.html. Acesso: 23 out 2021.

MORAES, R. C. C. de. Educação a distância e efeitos em cadeia. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 547-559, maio/ago. 2010.

NASCIMENTO, R. P.; ANDRADE, R. C. S. O crescimento de instituições de ensino superior privadas e o desenvolvimento local. DataGramaZero - Revista de Informação, v. 12, n. 6, p. A05, dez. 2011.

NAZZARI, R. K. et al. Desenvolvimento, capital social e educação no Brasil. In: Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 3. Anais do III Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Cascavel, 2004. v. 1. p. 1-7.

PORCARO, R. M. Tecnologia da Comunicação e Informação e Desenvolvimento: Políticas e estratégias de inclusão digital no Brasil. Textos para Discussão (Rio de Janeiro), v. 1147, p. 01-97, 2006. pag2

PACIEVITCH, T. Tecnologia da Informação e Comunicação. Info-escola, Disponível em: http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/ – Acesso em 29 de maio de 2014.

PANTOJA, V. C. e BETINI, R. C. Tecnologia da informação e comunicação como colaboradora para a inclusão social. 2º Contecsi – Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, São Paulo n. 02, 2010.

Disponível em: http://www.contecsi.fea.usp.br/2contecsi/port/. Acesso em: 23 out 2021.

PEREIRA, D. M e SILVA, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas Vitória da Conquista-BA, Bahia n. 10, p. 151-174, 2010.

PEREIRA, L. A. C.; DA CRUZ, J. L. V. Os institutos federais e o desenvolvimento regional: interface possível. HOLOS, v. 4, p. 1-18, 2019.

SANTOS, C. A. Competência em informação na formação básica dos estudantes da educação profissional e tecnológica. Tese de doutorado, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2017.

SANTOS, G. F.; SOUZA.T. M. M; RIBEIRO, J. C. S. TICs E EDUCAÇÃO: desafios e perspectivas no século XXI. TICs & EaD em Foco, v. 3, n. 2, 2017.

SILVA, R. et. Al.; Pedagogia social: contribuições para uma teoria geral da educação social. V.2. São Paulo: Expressão e arte, 2011.

SOUZA, D. L. de; CASTRO JUNIOR, L. G. de; FERRIGINI, Lílian; MEDEIROS, N. C. D. de. Acesso à educação superior e desenvolvimento regional: como esses construtos se relacionam? Gestão & Regionalidade, v. 30, n. 89, p. 75-87, mai./ago., 2014.

Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Artigos de Revisão