O REFLEXO DA PANDEMINA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Zilmar Gonçalves Santos
  • Maria Levimar Viana Tupinambá Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Palavras-chave:

Pandemia. Educação. Aprendizagem.

Resumo

 O estudo tem como princípio analisar a conjuntura das escolas públicas mineiras, no período de 2020 a 2021, um marco temporal na história da educação, conturbada por políticas públicas emergenciais e descentralizadas, decorrentes da Covid 19. Buscou-se analisar os impactos nas práticas dos profissionais da educação, procurando identificar os desafios que as escolas públicas enfrentaram e vem enfrentado diante desta crise. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica a luz de autores como: Almeida (2020); Gatti (2020), Moreira (2020); Oliveira (2021); Santos (2020); Silveira (2020); entre outros que desenvolveram estudos sobre esse tema vivenciado nos últimos dois anos.  O estudo apontou que houve negligência por parte do governo por não proporcionar políticas públicas que possibilitassem o acesso igualitário à educação no período da pandemia, potencializando dessa forma a desigualdade no processo educacional brasileiro.

 

 

 

Biografia do Autor

Zilmar Gonçalves Santos

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Maria Levimar Viana Tupinambá, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Maria Levimar Soares Tupinambá - Mestre em Educação na Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Graduada em Geografia pela Unimontes. Email:  levimartupinamba2018@gmail.com

Zilmar Gonçalves Santos -Doutora em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. Email:  zilmar.santos@unimontes.br

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Publicado

2024-08-27

Edição

Seção

Artigos Originais