GOVERNAMENTABILIDADE E RESPONSABILIZAÇÃO ESCOLAR (SCHOOL ACCOUNTABILITY)
Questões acerca da regulação da Educação Básica brasileira
Palavras-chave:
Políticas públicas educacionais, RResponsabilização escolar, School accountabilityResumo
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as produções acadêmico-científicas sobre as políticas públicas de avaliação e responsabilização escolar. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir do Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no período entre 2010 e 2020. Identificou-se 34 produções relacionadas ao tema, sendo 20 dissertações e 14 teses. O tratamento dos dados empregou o software de análise lexical IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Constata-se, na literatura brasileira, que a accountability escolar combina com as formas responsabilização escolar, meritocracia e privatização, enquanto um modelo autoritário de gestão educacional que tende a se tornar hegemônico em países com tradição educacional classista e seletiva.
Referências
AGAMBEN, G.. O que é um dispositivo. In: AGAMBEN, G.. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009, p. 27-51.
AFONSO, A. J. Recuo ao cientificismo, paradoxos da transparência e corrupção em educação Educação e Pesquisa, v. 41, n. especial, p. 1313-1326, dez., 2015.
AFONSO, A. J. Para uma conceitualização alternativa de accountability em educação. Educação e Sociedade, 33, 119, p. 471-484, 2012. AFONSO, A. J. Estado, políticas educacionais e obsessão avaliativa. Revista Contrapontos, v. 7, n. 1, p. 11-22, mar. 2007.
AGUILAR, L. E. A política pública educacional: sob a ótica da análise satisfatória. Campinas, SP: Leitura Crítica, 2013.
ARAUJO, K. H.; PASSONE, E.; GOMES, J. A. S. Percepção de alunos sobre o programa de responsabilização escolar do Ceará. Revista Teias, Rio de Janeiro , v. 24, n. 72, p. 357-374, jan. 2023 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/tei/v24n72/1982-0305-teias-24-72-0357.pdf . Acesso 19 jan. 2024.
BALL, S. J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005.
BARROSO, J. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 725-752, 2005.
DUPRIEZ, V.; MALET, R.. L’évaluation dans les systèmes scolaires. Accommodements dutravail et reconfiguration des professionnalités. Bruxelles: De Boeck, 2013.
BARBANA, S.; DUPRIEZ, V; DUMAY, X. Accountability policy forms in European educational systems: an introduction. European Educational Research Journal. V, 19, n. 2, p. 165-169, 2020.
FONSECA, D.. COSTA J. A.. Avaliação das escolas e regulação político-normativa: uma análise de discursos. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 5, n.8, p.210-243, jan./jun. 2018.
GARCIA M. N.; SANTOS S. M. B.; PEREIRA R. S.; ROSSI G. B. Software livre em relação ao software proprietário: aspectos favoráveis e desfavoráveis percebidos por especialistas. Gestão e Regionalidade, v. 26, n. 78, 2010.
MONS, N.; DURPIEZ, V. Les politiques d’accountability. Responsabilisation et formation continue des enseignants. Recherce et formation, v. 65, p. 45-59, 2010.
O’DONNELL, G. Accountability horizontal e novas poliarquias. Lua Nova, São Paulo, n. 44, p. 27-54, 1998.
OLIVEIRA. D. A.; CLEMENTINO, A. M. As políticas de avaliação e responsabilização no Brasil: uma análise da educação básica nos estados da região Nordeste. Revista Iberoamericana de Educación, 83(1), 2020.
PEREZ, José Roberto Rus; PASSONE, Eric Ferdinando. A perspectiva política da educação comparada e as avaliações internacionais da qualidade da educaçâo. Políticas Educativas – PolEd, [S.l.], v. 1, n. 1, ene. 2011.
PASSONE, E.; RONCOLI, M. G. Revisão da literatura sobre os estudos de
responsabilização escolar no Brasil. Jornal de Políticas Educacionais. V. 16, e84282. Abril de 2022. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/84282/46415. Acesso em: 19/01/2024.
PASSONE, E. F. K. Incentivos monetários para professores: avaliação, gestão e responsabilização na educação básica. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 44, n. 152, p. 424-448, jun. 2014.
PASSONE, E. F. K. Da avaliação em larga escala ao furor avaliativo: a degradação do ato educativo. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 21, n. 3, p. 945-964, 10 dez. 2019.
RAVITCH, D.. Vida e morte do grande sistema escolar americano:como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2010
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.