EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FERRAMENTA DE EMPODERAMENTO DA IDENTIDADE DA MULHER DISCENTE

Autores

  • Marcele Ventura de Andrade de Oliveira Universidade de Vassouras
  • Professora Suzana Amorim Universidade de Vassouras

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Identidade. Mulher discente.

Resumo

A identidade das mulheres que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil apresenta-se multifacetada, moldada por uma variedade de fatores sociais, educacionais e psicológicos vivenciados ao longo dos tempos. As referidas mulheres representam ampla diversidade em termos de idade, origem étnica, motivações e experiências de vida. A identidade de uma discente na EJA é influenciada por sua história de vida, desafios enfrentados e sucessos ou fracassos experenciados. A faixa etária das mulheres desta modalidade abrange desde jovens a adultas que abandonaram a escola cedo, bem como mulheres maduras que decidiram retomar os estudos. Muitas delas têm responsabilidades familiares, o que exige um equilíbrio entre suas obrigações familiares e o compromisso com a educação. Para muitas mulheres, a EJA representa uma oportunidade de empoderamento, ajudando-as a desenvolver habilidades, confiança, independência e autonomia, seja nos espaços sociais como nos pessoais. As motivações para ingressar na Educação de Jovens e Adultos são diversas, abrangendo busca por melhores oportunidades de emprego até o desejo de autoaperfeiçoamento e a realização de metas pessoais, que são fundamentais na (re)construção de suas identidades na escola, orientando seus objetivos educacionais e pessoais. Frente a isso, o artigo objetivou discutir as contribuições da Educação de Jovens e Adultos na (re)construção da identidade da mulher discente. O estudo de caráter qualitativo se fundamentou, do ponto de vista teórico, nas reflexões de Fagundes (2018); Freire (1992; 2001); Galvão e Di Pierro (2013); Hall (2006); Pimenta (2000); Tacca e Rey (2008); Vigano (2016) e de outros autores. Espera-se que este estudo possa fomentar reflexões neste campo de pesquisa.

Biografia do Autor

Professora Suzana Amorim, Universidade de Vassouras

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá- RJ. Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro - RJ. Especialização: Gestão Educacional e Tecnologias pela Universidade Severino Sombra / Vassouras-RJ (2010); Supervisão Escolar pela UFRJ / Rio de Janeiro - RJ (2000); e, Metodologia do Ensino Superior pela FAA / Valença-RJ (1999). Graduada em Letras pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde / Valença-RJ (2002) e em Pedagogia pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde / Valença-RJ (1996). Atualmente, Professora Adjunta I da Universidade de Vassouras - Vassouras- RJ; Co-Gestora e Supervisora Educacional do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Valença -RJ, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Membro da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade de Vassouras /RJ, no período de março de 2012 a março de 2015 e Colegiado do Curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras/RJ. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade de Vassouras/RJ. Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) desde julho/2018. Membro do NDE do curso de Pedagogia da Faculdade de Miguel Pereira - FAMIPE desde de setembro/2019 e do NDE dos cursos de Gestão Ambiental; Gestão Financeira; e, Gestão de Saúde Pública, modalidade EAD e Coordenadora do Colegiado do Observatório da Universidade de Vassouras - Vassouras /RJ.

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Publicado

2024-09-26