OS TRÊS NÚCLEOS BASILARES DO PROGRAMA PIBID E DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA INTEGRAÇÃO CRÍTICO-FORMATIVA

Autores

  • André Henrique Boazejewski Pereira Professor Prefeitura de Curitiba - E. M. Rachel Mader Gonçalves
  • Desiré Luciane Dominschek
  • Desiré Luciane Dominschek

Palavras-chave:

PIBID, Formação docente, Núcleos basilares

Resumo

Este trabalho tem origem na Iniciação Científica, no Projeto “Impactos do PIBID e à Docência”, ligado ao Grupo de Pesquisa História, Educação, Sociedade e Política – GHESP, junto à participação dos autores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica, objetivando dimensionar os três principais núcleos dos programas PIBID e RP, abordando aspectos destes e perpassando por alguns relatos dos licenciandos e experiência dos autores nesse processo. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, tendo como principal base teórica Dominschek e Alves (2017), Gatti (2010, 2014), Severino (2016). Em 2007, cria-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujo principal objetivo reside na valorização da formação inicial docente, dimensionando uma práxis educacional (teoria e prática) com maior amparo crítico, significativo e qualitativo, bem como a integração a Educação básica, a concretização da tríade Pesquisa-Ensino-Extensão através da participação em eventos, desenvolvendo tanto no discente quanto no docente maior consciência sobre sua profissão (identificação/identidade docente), tangendo assim suas dimensões socioculturais, políticas, econômicas eeducacionais. Destarte, para contemplar estes aspectos, estrutura-se no PIBID três núcleos basilares principais, os quais norteiam e instrumentalizam as atividades desenvolvidas no Programa, sendo eles: os encontros formativos, as visitas nas escolas e a participação em eventos. Em suma, a articulação intencional, contextualizada, reflexiva e crítica destes três núcleos possibilitam a todos os membros do PIBID a apropriação da materialidade educativa, contribuindo para uma formação docente mais qualitativa.

 

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Publicado

2024-09-26