BECOS DA MEMÓRIA: LEITURA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR NO ROMANCE DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Palavras-chave:
Formação Formação do Leitor. Leitura. Poder.Resumo
RESUMOEste trabalho propõe uma análise do processo de formação do leitor na obra Becos da Memória, de Conceição Evaristo. O romance memorialista contemporâneo faz uma rasura na escrita literária ao dar voz aos subalternos, como menciona a própria autora ao afirmar que escreve em homenagem às lavadeiras e negras. Com um jogo de metáforas e personagens que tornam- se vivos, o leitor percorre durante o ato de ler, um caminho de sensações diante de uma realidade triste, mas humana. Becos da memória levanta diversas discussões sobre a dívida social histórica para com os negros; o processo de desfavelamento para interesses privados e a construção de uma nova favela; a escola e o distanciamento da realidade de muitos alunos pobres; o enriquecimento de poucos diante do empobrecimento de muitos, assim leva-nos a refletir sobre as posições sociais, rico e pobre, negro e branco, favela e bairro nobre, e permite- nos fazer uma leitura do processo de formação do leitor, mostrando na prática a importância do ato de ler. Destarte, este trabalho de cunho bibliográfico será guiado por teóricos, como: Lajolo (2002); Koch e Marinello (2017) Freire (1989) e outros. Os resultados destacam que a narrativa Becos da memória permite por meio de sua leitura, uma reflexão tanto do poder da leitura crítica para avanços sociais em classes desfavorecidas quanto a compreensão do processo de formação de um leitor crítico no âmbito educacional. Em síntese, com a análise da obra em questão conclui-se a necessidade de inserir narrativas como Becos da Memória, bem como os fundamentos teóricos sobre os diversos tipos de leitura e a construção do sujeito crítico e leitor na prática docente, visto que essa temática é sempre relevante nas discussões científicas e na consolidação de práticas significativas para a aprendizagem do aluno.
Palavras-chave: Formação do Leitor. Leitura. Poder.
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