MULTIMODALIDADE NA SALA DE AULA: SIGNIFICADOS SOCIOSSEMIÓTICOS (RE)CONSTRUÍDOS NA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA

Autores

  • Maria Clara Gonçalves Ramos Universidade Federal de Santa Maria R/S
  • Vera Lucia Viana de Paes Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Arlete Ribeiro Nepomuceno
  • Samuel Parrela Braga Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Palavras-chave:

Publicidade. Semiótica Social. Ensino Básico. Cerveja Skol.

Resumo

 Nas interações sociais, a linguagem verbal não é mais o único ou o principal modo semiótico utilizado, devido à plasticidade linguística com que a sociedade atribui sentido às experiências do mundo e aos eventos sociais. Por conseguinte, multissemioses são utilizadas por empresas para atingir, persuadir e vender um produto, envolvendo, psicologicamente, o consumidor prospectado, e, por isso, o marketing de marcas de cervejas vem (re)adequando a linguagem e a simbologia de anúncios publicitários. Neste estudo, fruto do projeto A Promoção do Ensino-Aprendizagem da Leitura de Textos Midiáticos Multimodais na Educação Básica, financiado pela Fapemig, pergunta-se: em que medida modos semióticos (des)naturalizam, num percurso socio-histórico, marcas avaliativas do patriarcalismo em gênero publicitário? A partir disso, objetiva-se descrever, discutir e analisar como implicações do nível extralinguístico se traduzem no sistema semiótico visual na (re)semiotização da identidade feminina. Para tanto, vale-se da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2014[2004]) e da do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2021[1996]), numa análise histórico-comparativa, de base qualitativo-interpretativista, de duas peças publicitárias de campanhas da Skol: Garota do Tempo Skol (2009), alocada em pontos de venda, e Match com Anitta (2020), publicada no Twitter. Justifica-se por buscar possibilitar a professores da rede básica discutir e analisar (re)construções sociossemióticas em gêneros e refletir sobre elas, podendo ampliar intervenções didático-pedagógicas para uma leitura proficiente dos alunos. Conclui-se que textos, na interação com a sociedade, projetam múltiplos significados semiótico-imagéticos, a que professores devem se atentar, buscando preparar os alunos, com a conscientização da importância de saber interpretar discursos persuasivo-manipulativos, tornando-os mais críticos.

 

Biografia do Autor

Maria Clara Gonçalves Ramos, Universidade Federal de Santa Maria R/S

 

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM / Santa Maria/RS

Bosista CNPQ

Vera Lucia Viana de Paes, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

 

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG. 

Bosista Fapemig.

 

 

Arlete Ribeiro Nepomuceno

 

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Professora adjunta efetiva do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Montes Claros / Unimontes.

Montes Claros/MG

 

Samuel Parrela Braga, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

 

Graduando em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros / Unimontes.

Montes Claros/MG

 

Referências

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Links acessados

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Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Artigos Originais