MULTIMODALIDADE NA SALA DE AULA: SIGNIFICADOS SOCIOSSEMIÓTICOS (RE)CONSTRUÍDOS NA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA
Palavras-chave:
Publicidade. Semiótica Social. Ensino Básico. Cerveja Skol.Resumo
Nas interações sociais, a linguagem verbal não é mais o único ou o principal modo semiótico utilizado, devido à plasticidade linguística com que a sociedade atribui sentido às experiências do mundo e aos eventos sociais. Por conseguinte, multissemioses são utilizadas por empresas para atingir, persuadir e vender um produto, envolvendo, psicologicamente, o consumidor prospectado, e, por isso, o marketing de marcas de cervejas vem (re)adequando a linguagem e a simbologia de anúncios publicitários. Neste estudo, fruto do projeto A Promoção do Ensino-Aprendizagem da Leitura de Textos Midiáticos Multimodais na Educação Básica, financiado pela Fapemig, pergunta-se: em que medida modos semióticos (des)naturalizam, num percurso socio-histórico, marcas avaliativas do patriarcalismo em gênero publicitário? A partir disso, objetiva-se descrever, discutir e analisar como implicações do nível extralinguístico se traduzem no sistema semiótico visual na (re)semiotização da identidade feminina. Para tanto, vale-se da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2014[2004]) e da do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2021[1996]), numa análise histórico-comparativa, de base qualitativo-interpretativista, de duas peças publicitárias de campanhas da Skol: Garota do Tempo Skol (2009), alocada em pontos de venda, e Match com Anitta (2020), publicada no Twitter. Justifica-se por buscar possibilitar a professores da rede básica discutir e analisar (re)construções sociossemióticas em gêneros e refletir sobre elas, podendo ampliar intervenções didático-pedagógicas para uma leitura proficiente dos alunos. Conclui-se que textos, na interação com a sociedade, projetam múltiplos significados semiótico-imagéticos, a que professores devem se atentar, buscando preparar os alunos, com a conscientização da importância de saber interpretar discursos persuasivo-manipulativos, tornando-os mais críticos.
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