ATIVIDADE AO AR LIVRE COM O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ROSA DOS VENTOS E ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO

Autores

  • Emely Sena de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas
  • Joilson Rodrigues Alves Universidade do Estado do Amazonas
  • Wagner da Silva Dias Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Atividade de campo. Ensino de Geografia. Orientação espacial. Rosa dos ventos. Pontos cardeais.

Resumo

Este relato de experiência trata de uma atividade ao ar livre realizada durante o cumprimento das atividades do Estágio Supervisionado no Ensino de Geografia, do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas em Coari (AM). Procuramos oferecer aos estudantes do 6° ano de uma escola estadual do município uma aula diferenciada acerca da rosa dos ventos e da orientação no espaço, utilizando uma praça em frente à escola. Propusemos um jogo que que consistia em descobrir objetos escondidos, através da orientação no espaço, usando um mapa. Organizamos a atividade da seguinte forma: a) pré-atividade, com abordagem em sala de aula dos conteúdos sobre a rosa dos ventos, pontos cardeais e orientação no espaço geográfico; b) realização da atividade ao ar livre; e c) realização da pós-atividade, com uma conversa sobre a atividade aplicada. O objetivo proposto no planejamento visava que os estudantes associassem os conteúdos teóricos com a prática, para comprensão dos conceitos sobre a orientação no espaço. As instruções foram dadas ainda em sala de aula, que versaram sobre os procedimentos da atividade e também sobre os cuidados que deveriam ter fora da escola. Ao chegarmos no local, a turma foi dividida em 4 grupos, e em seguida foi entregue a cada grupo um mapa da área de onde se realizava a atividade. Na etapa seguinte receberam a instrução para utilizar o mapa como ferramenta para encontrar objetos que havíamos escondido em diferentes locais da praça. Todos os grupos conseguiram concluir o trajeto. A dinâmica foi bastante proveitosa, pois os estudantes demostraram empenho e interesse na realização da atividade. Acreditamos que, considerando a abordagem no pós-estudo de campo, o conteúdo foi compreendido pelos estudantes, o que nos motiva a sempre propor atividades diferenciadas para o ensino de geografia.

 

 

Biografia do Autor

Emely Sena de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas - Coari AM)

Joilson Rodrigues Alves, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas - Coari (AM)

Wagner da Silva Dias, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF). Docente do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Tefé (AM).

Referências

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Publicado

2024-09-26