ATIVIDADE AO AR LIVRE COM O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ROSA DOS VENTOS E ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO
Palavras-chave:
Atividade de campo. Ensino de Geografia. Orientação espacial. Rosa dos ventos. Pontos cardeais.Resumo
Este relato de experiência trata de uma atividade ao ar livre realizada durante o cumprimento das atividades do Estágio Supervisionado no Ensino de Geografia, do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas em Coari (AM). Procuramos oferecer aos estudantes do 6° ano de uma escola estadual do município uma aula diferenciada acerca da rosa dos ventos e da orientação no espaço, utilizando uma praça em frente à escola. Propusemos um jogo que que consistia em descobrir objetos escondidos, através da orientação no espaço, usando um mapa. Organizamos a atividade da seguinte forma: a) pré-atividade, com abordagem em sala de aula dos conteúdos sobre a rosa dos ventos, pontos cardeais e orientação no espaço geográfico; b) realização da atividade ao ar livre; e c) realização da pós-atividade, com uma conversa sobre a atividade aplicada. O objetivo proposto no planejamento visava que os estudantes associassem os conteúdos teóricos com a prática, para comprensão dos conceitos sobre a orientação no espaço. As instruções foram dadas ainda em sala de aula, que versaram sobre os procedimentos da atividade e também sobre os cuidados que deveriam ter fora da escola. Ao chegarmos no local, a turma foi dividida em 4 grupos, e em seguida foi entregue a cada grupo um mapa da área de onde se realizava a atividade. Na etapa seguinte receberam a instrução para utilizar o mapa como ferramenta para encontrar objetos que havíamos escondido em diferentes locais da praça. Todos os grupos conseguiram concluir o trajeto. A dinâmica foi bastante proveitosa, pois os estudantes demostraram empenho e interesse na realização da atividade. Acreditamos que, considerando a abordagem no pós-estudo de campo, o conteúdo foi compreendido pelos estudantes, o que nos motiva a sempre propor atividades diferenciadas para o ensino de geografia.
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