ATUAÇÃO DE DOCENTES DO GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFICULDADES, PRECONCEITOS E SUPERAÇÃO
Palavras-chave:
Docência Masculina. Educação Infantil. Preconceito.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as dificuldades enfrentadas, os avanços e retrocessos na atuação de docentes do gênero masculino dentro da educação infantil, um lugar predominante de professoras mulheres e ainda pouco ocupado por professores homens. Para tanto, aplica-se uma pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa. Foi feita uma entrevista com quatro professores homens que atuam na educação infantil. A análise de dados empregada foi a análise interpretativa. Os resultados do estudo apontam que a maternagem é algo que está associado ao berçário e quando se trata do cuidado de crianças bem pequenas os professores homens enfrentam grandes desafios com relação a sua inserção e atuação na educação infantil.
Referências
ALCÂNTARA, Juliana Nascimento de; DIAS, Alfrancio Ferreira; GIVIGI, Rosana Carla de Nascimento. Play at child education: problematizing gender relations in school. Educação UFSM, v. 44, 2019.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida. trad. Sérgio Milliet, v. 3, 1980.
BRASIL. Departamento de Política da Educação Fundamental; Brasil. Coordenação Geral de Educação Infantil. Referencial curricular nacional para a educação infantil: Conhecimento de mundo. MEC/SEF, 1998.
CALILE, Otávio. A homossexualidade e as Representações Sociais: uma revisão de literatura: uma revisão de literatura. Bagoas-Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 13, n. 20, 2019.
CAMERON, Claire; MOSS, Peter; OWEN, Charlie. Men in the nursery: Gender and caring work. Men in the Nursery, p. 1-200, 1999.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Artmed, 2006.
DIDONET, Vital. Educação infantil: a creche, um bom começo. Em Aberto, v. 18, n. 73, 2001.
DUARTE, Leonardo Felipe Gonçalves; DUARTE, Rodrigo Gonçalves; GIMENEZ, Roberto; MARTINS, Ida Carneiro. O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 9, n. 20, p. 91-106, 27 maio 2022.
DUARTE, Leonardo Felipe Gonçalves; DUARTE, Rodrigo Gonçalves; MARTINS, Ida Carneiro. Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres? Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23762, 2023.
GATTI, B. A., A pesquisa em Educação e o campo da formação de educadores: diálogos com Marli André. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, V. 13, n. 28 (p. 47-56) 31 dez. 2021.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, p. 20-29, 1995.
GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, Verônica Caroline de Matos; CAPRISTO, Zenaide Ribeiro Neto Capristo. Professores homens desempenham as mesmas funções que as professoras na Educação Infantil? Olhares dos gestores escolares. Educação em Foco, v. 21, n. 34, p. 125-145, maio/ago. 2018.
KRAMER, Sonia. Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005
MACHADO, Anderson Esteves; GONÇALVES, Josiane Peres. Professor homem na Educação Infantil: a orientação sexual influencia o trabalho docente? Comunicações, v. 29, n. 1, p. 89-112, 2022.
MINAYO, Maria Cecilia. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n.3, mar.2012, p.621-626.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2010.
OLIVEIRA, Vinicius Expedito Mena de; FINCO, Daniela. “Enfrentei muitas tempestades como professor de Educação Infantil”: um debate sobre identidade docente e homossexualidade masculina. Revista Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. 42, p. 580-604, 2020.
PRADO, Patrícia Dias; ANSELMO, Viviane Soares; FERNANDES, Isabela Signorelli. Professores homens da Educação Infantil: narrativas e (des) encontros entre corpos, brincadeiras e cuidados. Revista Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. 42, p. 605-631, 2020.
ROSEMBERG, Fúlvia. Organizações multilaterais, estado e políticas de educação infantil: history repeats. Cadernos de pesquisa, p. 25-63, 2002.
SAFFIOTI, Heleieth IB. O poder do macho. São Paulo. Moderna, p. 15, 1987.
SANTOS, Vinicius Sales Santos; BUSS-SIMÃO, Marcia; RAMOS, Joaquim. Usos e abusos do conceito de gênero nas publicações recentes sobre homens na educação infantil. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v. 9, n. 20, p. 53-73, 27 maio 2022.
SCOTT, Joan Wallach; BOURDÉ, Maria; PRATT, Colette. O cidadão paradoxal, as feministas francesas e os direitos humanos. 1998.
SILVA, Isabel de Oliveira; LUZ, Iza Rodrigues da. Meninos na educação infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero. Cadernos Pagu, p. 17-39, 2010.
SILVEIRA, Leonardo Souza; SIQUEIRA, Natália Leão. Segregação ocupacional e diferenciais de renda por gênero e raça no Brasil: uma análise de grupos etários. Revista Brasileira de estudos de população, v. 38, p. e0151, 2021.
VALLS, Álvaro LM. O que é ética. Brasiliense, 2017.
VASCONCELOS, Dalila Castelliano; CAVALCANTI, Larissa Kelly Vasconcelos; NASCIMENTO, Lívia Chaves; SOUZA, Maria Natânyele Silva. Educadores Homens na Educação Infantil: revisão sistemática da produção mundial de artigos empíricos. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v. 9, n. 20, p. 8-28, 27 maio 2022.
ZANETTE, Jaime Eduardo; DAL'IGNA, Maria Cláudia. “Ser homem" e" ser pedagogo": relações de gênero nos caminhos da profissionalização. TEXTURA-Revista de Educação e Letras, v. 20, n. 43, 2018.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.