ATUAÇÃO DE DOCENTES DO GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFICULDADES, PRECONCEITOS E SUPERAÇÃO

Autores

  • Allana Barros de Oliveira Egydio Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Leonardo Filipe Gonçalves Duarte Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE-SP)
  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ida Carneiro Martins Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Palavras-chave:

Docência Masculina. Educação Infantil. Preconceito.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as dificuldades enfrentadas, os avanços e retrocessos na atuação de docentes do gênero masculino dentro da educação infantil, um lugar predominante de professoras mulheres e ainda pouco ocupado por professores homens. Para tanto, aplica-se uma pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa. Foi feita uma entrevista com quatro professores homens que atuam na educação infantil. A análise de dados empregada foi a análise interpretativa. Os resultados do estudo apontam que a maternagem é algo que está associado ao berçário e quando se trata do cuidado de crianças bem pequenas os professores homens enfrentam grandes desafios com relação a sua inserção e atuação na educação infantil.

 

Biografia do Autor

Allana Barros de Oliveira Egydio, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Naviraí (CPNV). Bolsista de Iniciação Científica CNPQ. Naviraí-MS.

Leonardo Filipe Gonçalves Duarte, Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE-SP)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS). Professor na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE-SP). Prais Grande-SP.

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora dos Programas de Pós Graduação em Educaçã da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (CPNV/UFMS). Naviraí-MS.

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutora em Educação ela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade de São Paulo (UNICID). São Paulo - SP.

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Publicado

2024-09-26