APLICAÇÃO DE ESCALA DE RASTREIO PARA HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM ALUNOS DE UMA ESCOLA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Washington Adolfo Batista Colégio Pedro II - Rio de Janeiro/RJ
  • Liliene Maria Ferrandini Faculdade CENSUPEG - Rio de Janeiro
  • Tatiane Anselmo Faculdade CENSUPEG - Rio de Janeiro
  • Fabrício Bruno Cardoso Faculdade CENSUPEG - Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Consciência fonológica, Alfabetização, Neuropsicopedagogia

Resumo

A Consciência Fonológica é um termo que se tornou central no campo da alfabetização e é crucial para o desenvolvimento da habilidade de ler e escrever. Trata-se da capacidade de reflexão e manipulação dos sons da linguagem, também conhecidos como fonemas. A importância da Consciência Fonológica reside na sua relação direta com a alfabetização. Quando as crianças desenvolvem essa habilidade, elas são mais capazes de entender a conexão entre os sons da linguagem e os símbolos escritos. Isso facilita a aprendizagem do alfabeto, a decodificação de palavras e a compreensão da leitura. Mas esse fator também está intimamente ligado com o seu desenvolvimento. Alguns estudos das Neurociências vêm nos apresentar algumas possibilidades de aprofundamento das discussões e reflexões acerca dos fatores que envolvem o desenvolvimento humano e sua relação de forma direta ou indireta com a aprendizagem. Dessa forma, elegemos neste trabalho uma das variáveis que afetam diretamente na aprendizagem dos alunos: as suas Habilidades de Consciência Fonológica. A ideia é apresentar alguns possíveis impactos, apontados pelos estudos atuais e corroborados pela aplicação de uma escala de mensuração de Habilidades de Consciência Fonológica em crianças do Ensino Fundamental I, sobre o Sistema Nervoso e seus possíveis desdobramentos no processo de alfabetização. Algumas pesquisas apontam que no Brasil, um quantitativo de cerca de 50% das crianças que estão frequentando a escola apresenta problemas de aprendizagem. Esses problemas incidem principalmente nas habilidades de leitura e escrita e habilidades matemáticas. Na situação atual e mediante os achados das pesquisas no que se refere ao Sistema Nervoso, há a necessidade de um acompanhamento Neuropsicopedagógico mais apurado, principalmente em termos de Habilidades de Consciência Fonológica.

 

Biografia do Autor

Washington Adolfo Batista, Colégio Pedro II - Rio de Janeiro/RJ

Mestre em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ. Docente do NAPNE do Colégio Pedro II. Membro do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicológicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG. Rio de Janeiro/RJ.

Liliene Maria Ferrandini, Faculdade CENSUPEG - Rio de Janeiro

Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica pela CENSUPEG. Pesquisadora convidada da Faculdade CENSUPEG/ Rio de Janeiro.

Tatiane Anselmo, Faculdade CENSUPEG - Rio de Janeiro

Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela CENSUPEG. Membro do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG/Rio de Janeiro.

Fabrício Bruno Cardoso, Faculdade CENSUPEG - Rio de Janeiro

Doutor em Biofísica pela UFRJ. Docente da Faculdade CENSUPEG. Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG. Joinville/SC.

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Publicado

2024-09-26