SANGUE BOM: UM GESTO SIMPLES, UMA VIDA SALVA

Autores

  • Letícia Moreira Viesba Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Rosemary Ferreira de Souza Pontes Alves SEDUC/SP
  • Andreia Aparecida Silva E.E. Wanda Bento Gonçalves - Santo André/SP
  • Daniele Rocha E.E. Wanda Bento Gonçalves - Santo André/SP

Palavras-chave:

Doação de sangue; Campanha escolar; Sensibilização comunitária

Resumo

O projeto trabalhou em sala de aula as características e importância da doação de sangue. O assunto foi abordado em diferentes séries e disciplinas como Português, Biologia e Artes. Nas aulas foram produzidos cartazes, apresentações, vídeos e flyers. Além do trabalho em sala de aula, os alunos participantes distribuíram panfletos na reunião de pais, para todas as salas, dando informações de sensibilização sobre o assunto para todos os pais e responsáveis. A última etapa do projeto foi uma grande gincana de doação de sangue no banco de Santo André, criando assim a primeira edição de uma campanha de doação de sangue com uma escola na cidade. Essa iniciativa pode ser replicada em outras escolas, outras edições e bancos de sangue. Essa campanha incentivou a doação de toda a comunidade e entorno da escola. Espera-se que o impacto tenha sido positivo e de larga escala, considerando que são 36 salas na escola, se cada turma incentivou 10 doações a E.E. Wanda Bento Gonçalves ajudou de forma indireta 1440 vidas.

 

Biografia do Autor

Letícia Moreira Viesba, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Fedderal de Alfenas - UNIFAL.

Rosemary Ferreira de Souza Pontes Alves, SEDUC/SP

Licenciada em Letras. Professora Aposentada da SEDUC-SP.

Andreia Aparecida Silva, E.E. Wanda Bento Gonçalves - Santo André/SP

Licenciada em Ciências Biológicas. Professora da Escola Estadual Wanda Bento Gonçalves/ Santo André-SP.

Daniele Rocha, E.E. Wanda Bento Gonçalves - Santo André/SP

Licenciada em Matemática. Coordenadora Pedagógica na Escola Estadual Wanda Bento Gonçalves - Santo André/SP.

Referências

ALBUQUERQUE, Rodolfo Pires de. Doação de plaquetas: para que serve e como é feita? Grupo NotreDame Intermédica. 08 de junho de 2017. Disponível em: <https://www.gndi.com.br/saude/blog-da-saude/doacao-de-plaquetas-para-que-serve-e-como-e-feito->. Acesso em: 27 abril 2023.

ALMEIDA, B. B. da.; et al. Doação de sangue: o que é preciso saber sobre isso? Rio Grande: Liga de Educação em Saúde, 2021.

BITTENCOURT, L. P.; STRUCHINER, M. A articulação da temática da doação de sangue e o ensino de biologia no Ensino Médio: uma pesquisa baseada em design. Ciênc educ (Bauru) [Internet]. 2015. Jan;21(1):159–76.

BOSSOLAN, R. P.; PEROSA, G. B.; PADOVANI, C. R. A doação de sangue sob a ótica de escolares: concepções e valores. Psicol Reflex Crit [Internet]. 2011;24(3):495–503.

BRASIL. Manual de orientações para promoção da doação voluntária de sangue / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Doação de sangue: como doar, quem pode doar, impedimentos. Ministério da Saúde, 2013-2021. Disponível em: <https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue#:~:text=Podem%20doar%20sangue%20pessoas%20entre,com%20consentimento%20formal%20dos%20respons%C3%A1veis.>. Acesso em: 27 abr. 2023.

GOIS, D.; FREITAS, F. e ARAÚJO, T. C. P. Doação de sangue: cuidados e restrições para o doador. Rio Claro: UNESP, 2020.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados. Caderno de informação [recurso eletrônico]: sangue e hemoderivados: produção hemoterápica: Sistema Único de Saúde – SUS Pessoni, Aquino, Alcantara 159 Saud Pesq, 2021 jan./mar.; 14(1):153-160

SEGAWA, M.E.F; FAINA, F. V. B.; PASCHOARELI, L. A; TERRA, N. J. R.; NUNES, P. M.; ALMEIDA, J. R. C. M.; DEZEM, B. S.; RIBEIRO, H. P. L. ; ABREU, M. T. C. L. Ações lúdicas para conscientização da importância da doação de sangue realizadas em escola do município de Uberaba. Hematology, Transfusion and Cell Therapy, Volume 44, Supplement 2, 2022, Page S383, ISSN 2531-1379.

World Health Organization. Toward 100% Voluntary Blood Donation: A Global Framework for Action. World Health Organization. [Internet]. 2010

Publicado

2024-09-26