VALIDAÇÃO DE PODCAST EDUCACIONAIS SOBRE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL PARA PROFISSIONAIS DE CRECHE

Autores

  • Ana Paula Campos de Souza Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Ivanete da Rosa Silva de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Maria Aparecida Rocha Gouvêa Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Adilson Pereira Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Palavras-chave:

Validação; Produto Educacional; Desenvolvimento da linguagem; Creche.

Resumo

O período pré-escolar é importante para o desenvolvimento da linguagem infantil, momento em que os adultos atuam como mediadores da comunicação. Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de validação do conteúdo de um material educativo em formato de podcast, direcionado a profissionais de creche, sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças de até 36 meses. A validação foi realizada por pedagogos com experiência na educação infantil nessa faixa etária. Para isso, realizou-se um estudo descritivo, quanti-qualitativo, utilizando uma ficha de validação estruturada e adaptada dos instrumentos de validação propostos por Leite et al. (2018) e Muniz (2017). Os juízes que avaliaram o produto educacional (PE), denominado podcast Hora da Fala, eram especialistas com graduação em pedagogia com, pelo menos, três anos de experiência na educação infantil da rede pública, e trabalhavam com crianças de berçário ou com crianças de um, dois ou três anos de idade. Concluímos que o processo de validação obteve índice de concordância máxima em todos os itens avaliados, entretanto, apesar de a validação não ter apontado sugestões de melhorias para o produto educacional, ressaltamos que adaptações poderão ser realizadas após sua aprovação. Sugerimos que o PE seja avaliado também pelo público-alvo em um momento oportuno, para garantir diferentes perspectivas sobre o produto educacional proposto.

 

 

Biografia do Autor

Ana Paula Campos de Souza, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

 Médica pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente (MECSMA) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Volta Redonda/RJ.

Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ), Docente Permanente do MECSMA do UniFOA. Volta Redonda/RJ.

Maria Aparecida Rocha Gouvêa, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Doutora em Língua Portuguesa (UERJ), Editora de seção e membro do Comitê Editorial e revisora de Língua Portuguesa da Editora do UniFOA. Volta Redonda/RJ.

Adilson Pereira, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

4 Doutor em Filosofia (UGF/RJ), Docente Permanente do MECSMA do UniFOA. Volta Redonda/RJ.

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Publicado

2024-09-26