VALIDAÇÃO DE PODCAST EDUCACIONAIS SOBRE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL PARA PROFISSIONAIS DE CRECHE
Palavras-chave:
Validação; Produto Educacional; Desenvolvimento da linguagem; Creche.Resumo
O período pré-escolar é importante para o desenvolvimento da linguagem infantil, momento em que os adultos atuam como mediadores da comunicação. Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de validação do conteúdo de um material educativo em formato de podcast, direcionado a profissionais de creche, sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças de até 36 meses. A validação foi realizada por pedagogos com experiência na educação infantil nessa faixa etária. Para isso, realizou-se um estudo descritivo, quanti-qualitativo, utilizando uma ficha de validação estruturada e adaptada dos instrumentos de validação propostos por Leite et al. (2018) e Muniz (2017). Os juízes que avaliaram o produto educacional (PE), denominado podcast Hora da Fala, eram especialistas com graduação em pedagogia com, pelo menos, três anos de experiência na educação infantil da rede pública, e trabalhavam com crianças de berçário ou com crianças de um, dois ou três anos de idade. Concluímos que o processo de validação obteve índice de concordância máxima em todos os itens avaliados, entretanto, apesar de a validação não ter apontado sugestões de melhorias para o produto educacional, ressaltamos que adaptações poderão ser realizadas após sua aprovação. Sugerimos que o PE seja avaliado também pelo público-alvo em um momento oportuno, para garantir diferentes perspectivas sobre o produto educacional proposto.
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