DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESORES DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Everton Viesba Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Ligia Azzalis Universidade Federal de São Paulo
  • Lara Santana Universidade Federal de São Paulo
  • Marilena Rosalen Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Educação para Sustentabilidade, Formação de Professores, Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Sustentabilidade

Resumo

Este artigo examina os desafios e potencialidades na formação de professores de Ciências para a Educação para Sustentabilidade (EpS). Baseado em ações do Programa de Extensão Universitária “Escolas Sustentáveis” e o Grupo de Pesquisa Movimentos Docentes da UNIFESP, a pesquisa identifica concepções e práticas de professores sobre Educação Ambiental (EA) e Sustentabilidade. O estudo revela que, embora os professores possuam algum conhecimento em EA, existem lacunas significativas na formação inicial e continuada, impactando a capacidade de integrar efetivamente a EpS em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que é essencial fortalecer a formação dos professores para promover uma educação crítica e transformadora.

 

Biografia do Autor

Everton Viesba, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutorando em Educação, PPGE – UNICID. eviesba@gmail.com

Ligia Azzalis, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Ciências Biológicas, PECMA-UNIFESP

 

Lara Santana, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda PECMA - UNIFESP

Marilena Rosalen, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação, PECMA-UNIFESP

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Publicado

2024-09-26